Vacina bivalente da Covid-19 tem adesão de apenas 15% dos brasileiros

Roraima é o estado com menos cidadãos imunizados com a vacina

Por Da Redação
Ás

Vacina bivalente da Covid-19 tem adesão de apenas 15% dos brasileiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Disponível para toda a população desde fevereiro deste ano, a versão bivalente da vacina contra a Covid-19 enfrenta baixa adesão dos brasileiros. Até o momento, somente 15,4% dos adultos receberam a dose que protege contra o coronavírus e a variante ômicron.

No recorte por estado, São Paulo, que promove campanhas em postos de saúde e estações de metrô, lidera com 20,9% da população vacinada. Por outro lado, há Roraima, com índice de apenas 5,4% dos vacinados.

À revista Veja, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, explicou a importância da participação da população contra os surtos de doenças que podem ser bloqueadas pela vacinação.

“Temos vacina disponível em todo o país, cumprindo a função de ofertar a vacina para toda a população, que conseguimos alcançar com a capilaridade do do SUS (Sistema Único de Saúde). A cobertura vacinal das duas primeiras doses é alta, mas, quando a condição de risco da doença começou a diminuir, teve diminuição da procura e vivemos um elemento novo de ter a vacina como alvo de grupos antivacina e de desinformação”, analisa.  “Isso aconteceu com um caráter coordenado e intencional que persiste, porque a desinformação vem sendo requentada e a vacina bivalente foi muito vítima disso.” 

Gatti destaca que todas as vacinas utilizadas no Brasil passaram pelo rigoroso controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que os imunizantes continuam em avaliação no que diz respeito à segurança e efetividade. “Estamos com uma postura pró-ciência e nos articulando com outras entidades da sociedade civil organizada", diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.