Vacina contra tuberculose registra baixa cobertura no Brasil

Cobertura vacinal do imunizante caiu de 105%, em 2015, para 68,6% em 2021

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Vacina contra tuberculose registra baixa cobertura no Brasil

Foto: Agência Brasil

A vacina BCG, que protege contra as formas graves da tuberculose, tem registrado baixos índices de cobertura no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura vacinal do imunizante caiu de 105%, em 2015, para 68,6% em 2021. Obrigatória para recém-nascidos, a BCG faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A vacinação é recomendada desde o nascimento para crianças que tenham peso igual ou superior a 2 quilos. De dose única, a BCG deve ser aplicada até o primeiro mês de vida do bebê, porque a incidência das formas mais graves da tuberculose costuma ocorrer enquanto a criança ainda é bem nova. Não há impedimento, porém, para que indivíduos de qualquer idade se vacinem, embora o grau de proteção seja menor.

Contraindicação

As imunodeficiências graves são contraindicadas para a vacinação, além de tratamento por quimioterapia ou radioterapia e lesão de pele no local de aplicação. Do mesmo modo, não devem tomar a BCG crianças com HIV positivo. Já os filhos de portadores desse vírus que não tenham sido expostos à doença podem ser vacinados.

Data

Nesta sexta-feira (1°), comemora-se o Dia da Vacina BCG. O nome é derivado do Bacilo de Calmette Guérin (BCG), que foi introduzido no Brasil no final dos anos de 1920, a partir de uma doação do Instituto Pasteur de Lille, da França, onde foi desenvolvido, em 1921, pelos pesquisadores Léon Calmette e Alphonse Guérin. A BCG tem sido regularmente utilizada na população brasileira desde os anos de 1930, produzida em fábrica da Fundação Ataulpho de Paiva (FAP).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.