Vacinas usadas no Brasil são seguras, afirma Anvisa

Não há dados que indicam relação com eventos adversos graves

Por Da Redação
Ás

Vacinas usadas no Brasil são seguras, afirma Anvisa

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que, até o momento, os dados públicos de notificações do uso de vacinas contra a Covid-19 não indicam qualquer relação dos imunizantes com eventos adversos graves ou mortes.

A agência reguladora explica, por meio de nota, que a avaliação benefício-risco leva em conta um conjunto de informações e os registros informados pelos usuários são apenas uma dessas fontes. As outras são relatórios de segurança das fabricantes, discussão com especialistas e troca de informações com autoridades regulatórias.

“Até o momento, não há nenhum caso de óbito conhecido que tenha relação estabelecida com o uso das vacinas para covid-19 autorizadas no país. As vacinas em uso no Brasil são consideradas seguras”, informou a agência. “Já é esperado que pessoas venham a óbito por outros motivos de saúde e mesmo por causas naturais, tendo em vista a taxa de mortalidade já conhecida para cada faixa etária da população brasileira”, completou. 

Atualmente, estão autorizadas para uso emergencial no Brasil a vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca, e produzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. 

A Anvisa também concedeu registro para a vacina Cominarty, desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech. Para esse caso, o registro é definitivo, para uso amplo, mas o imunizante ainda não está disponível no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário