Vale eleva nível de emergência de barragem em Ouro Preto

Devido ao perigo de rompimento, a empresa recomenda a retirada de moradores

Por Da Redação
Ás

Vale eleva nível de emergência de barragem em Ouro Preto

Foto: Reprodução

A mineradora Vale elevou temporariamente o nível da barragem Área IX, localizada na mina de Fábrica, no município de Ouro Preto, a 100 km de Belo Horizonte, para o nível 2 do protocolo de emergência, quando há risco de rompimento. Nesse caso, é recomendado a retirada de moradores. "A medida tornou-se necessária após alterações piezométricas na ombreira direita da estrutura, associadas às fortes chuvas que atingiram a região, situação que demanda estudos e ações corretivas, já iniciados pela companhia", diz a Vale. 

A estrutura estava com o protocolo de emergência em nível 1, quando há anormalidade, mas não há necessidade de retirada de moradores vizinhos, desde junho de 2020. De acordo com a mineradora, a barragem está desativada e está contemplada no Programa de Descaracterização de Barragens da Vale, ou seja, de desmonte de barragens. Uma lei determina a eliminação de todas as estruturas construídas com método a montante, o mesmo usado em Brumadinho e Mariana, até 2022.

A Vale também iniciou o protocolo de emergência em nível 1 na barragem do dique Elefante, localizado na mina Água Limpa, no município de Rio Piracicaba, a 127 km de Belo Horizonte. A medida foi tomada após "erosão na ombreira direita da estrutura, também associada às fortes chuvas na região", segundo a mineradora. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.