• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Varíola dos macacos: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda prioridade de portadores de HIV na vacinação

Varíola dos macacos: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda prioridade de portadores de HIV na vacinação

Até então a estratégia envolve apenas a vacinação de profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com varíola dos macacos

Por Da Redação
Ás

Varíola dos macacos: Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda prioridade de portadores de HIV na vacinação

Foto: Reprodução/ Freepik

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota técnica em que recomenda a priorização de pessoas que vivem com o vírus HIV na vacinação contra a varíola dos macacos.

No cenário em que o Brasil lidera os óbitos provocados pela doença no surto atual, os especialistas alertam que os dados têm mostrado um maior risco para hospitalização e óbito no grupo. De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (7), foram registradas 11 mortes pelo vírus monkeypox, 9.475 contaminações e 4.665 suspeitas em análise no país.

A diretriz da SBI pede que a priorização seja de pessoas com HIV que tenham a contagem de linfócitos CD4+, um tipo de célula de defesa do sistema imunológico, menor que 350 células/mm3. Em seguida, aqueles que, independentemente da contagem, não estejam fazendo o tratamento com os antirretrovirais.

Isso porque, ainda de acordo com o relatório do CDC, 82% de 57 pacientes internados com a varíola símia analisados no país viviam com HIV, 72% com contagem inferior a 50 células/mm³. Além disso, apenas 9% recebiam a terapia com os medicamentos antirretrovirais.

Apesar do cenário de alerta em relação à população com HIV, no Brasil, até então, a estratégia do Ministério da Saúde envolve apenas a vacinação de profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com varíola dos macacos e de contatos próximos aos contaminados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário