• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Venda de matérias-primas ajudam no resultado da balança comercial no melhor mês de março em seis anos

Venda de matérias-primas ajudam no resultado da balança comercial no melhor mês de março em seis anos

Soja, minério e petróleo representaram metade das exportações do Brasil

Por Da Redação
Ás

Venda de matérias-primas ajudam no resultado da balança comercial no melhor mês de março em seis anos

Foto: Reprodução/Remessa Online

O saldo positivo de US$ 1,482 bilhão da balança comercial brasileira em março foi influenciado pelas vendas de soja (22% do total exortado), minério de ferro (14,7%) e petróleo (10,1%). De acordo apresentados nesta quinta-feira (15) pela Fundação Getúlio Vargas, juntos, os itens corresponderam a quase metade (47%) das exportações realizadas pelo Brasil no período. 

Os dados também mostram que o volume exportado das commodities (matérias-primas) aumentou em março em comparação com igual mês do ano anterior, após ter recuado nas comparações interanuais de janeiro e fevereiro de 2020 e 2021.Os embarques de soja iniciados em março foram os que mais contribuíram para esse resultado. As não commodities também registraram bom desempenho em termos de volume (10,2%).

Na comparação dos trimestres, entretanto, o destaque é o aumento nos preços das commodities em 18,8%. Principal parceiro comercial do Brasil, a China representou 35% das exportações brasileiras e registrou aumento de 55% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em seguida aparecem os EUA (com participação de 9,8%) e a Argentina (com participação de 4,5%).

Entre as importações, a liderança do mês ficou por conta da indústria de transformação (24,6%). Por categoria de uso, as compras de bens duráveis de consumo foram as que registraram maior aumento, 42%. Nas compras de bens intermediários, a indústria registrou variação de 27,7% na comparação interanual do mês de março, mas na trimestral, as compras de agropecuária se destacaram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.