Venda de vinhos no Brasil 'supera' dólar caro e segue em alta em 2021

Foram 489,4 milhões de litros comercializados no período, de acordo com dados da Ideal Consulting

Por Da Redação
Ás

Venda de vinhos no Brasil 'supera' dólar caro e segue em alta em 2021

Foto: Reprodução/R7

Após o ano de maior sucesso da história, a venda de vinhos no Brasil registrou uma queda de 2% em 2021. Foram 489,4 milhões de litros comercializados no período, de acordo com dados da Ideal Consulting fornecidos ao g1. 

Apesar disso, os produtores celebraram a notícia, já que as vendas seguem acima dos patamares pré-pandemia – alta de 27,4% contra 2019. No ano passado, o mercado nacional de vinhos teve uma expansão considerável desde a chegada do novo coronavírus ao país.

Com o fechamento de bares e restaurantes, o vinho se tornou uma opção para os momentos de lazer em casa. Em 2020, por exemplo, as vendas de vinhos bateram recorde e acumularam alta de 31%, segundo os dados da Ideal. No total, foram 501,1 milhões de litros comercializados naquele ano.

Além das vendas, o consumo de vinho no país também apresentou elevação de 18% em 2020, de acordo com a medição da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Foram 430 milhões de litros, elevando a média per capita do brasileiro para 2,6 litros de vinho no ano. Os dados de 2021 ainda não foram consolidados.

Já em 2021, na medição da Ideal, o destaque na comercialização ficou com a venda de vinhos finos brasileiros, que sustentou o crescimento e teve alta de 23% no ano passado. Os produtores aprovam a notícia, pois os finos são aqueles de maior qualidade, feitos com uvas próprias para a produção da bebida, as vitiviníferas.

Em dois anos, a participação dos vinhos finos brasileiros no mercado cresceu, para 8%. Mas ainda perde por muito para os importados (34%) e para os vinhos de mesa, de menor qualidade e que ocupam a maior fatia do mercado: 58%.

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