Vendas no comércio registram alta pelo 3º mês consecutivo, aponta IBGE
No ano, o setor acumulou alta de 1%, e nos últimos 12 meses variou 0,1%

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O volume de vendas do comércio varejista no país variou 0,4% na passagem de setembro para outubro, depois de crescer 1,2% em setembro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o terceiro crescimento seguido do setor depois de dois meses de queda.
Na comparação com o mês de outubro do ano passado, houve um crescimento de 2,7%, terceiro resultado positivo. No ano, o setor acumulou alta de 1%, e nos últimos 12 meses variou 0,1%, primeiro resultado no campo positivo em cinco meses.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em outubro variou 0,5% frente a setembro e 0,3% contra outubro de 2021.
De acordo com os dados, cinco das oito atividades pesquisadas registraram resultados positivos na passagem de setembro para outubro: Móveis e eletrodomésticos (2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,4%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%).
Na outra ponta, os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%), se destacaram entre os negativos.


