Vendas no comércio varejista baiano têm alta de 3,4% em novembro
Resultado vem impulsionado pelas festas de final de ano

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
De acordo com um levantamento feio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio varejista da Bahia registraram alta de 3,4% em novembro de 2019, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa taxa supera a média nacional, que registrou a expansão no volume de negócios de 2,9% em relação à mesma base de comparação, e acumula, de janeiro a novembro, avanço de 1,5% frente a igual período de 2018.
O resultado registrado nesse mês é impulsionado pela proximidade das festas de fim de ano, onde os consumidores possuem maior poder de compra devido à antecipação do 13º salário, e às promoções como Black Friday.
De acordo com os dados, cinco dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo em 2019 em comparação com 2018. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, destacaram-se móveis e eletrodomésticos (26,0%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (21,0%), Combustíveis e lubrificantes (6,9%), Tecidos, vestuário e calçados (5,2%), e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%).