VÍDEO: "A gente tem um objetivo de fazer três deputados federais e vamos reivindicar isso a Jerônimo, diz João Campos em coletiva
Campos ainda pontuou sua confiança no trabalho da deputada baiana Lídice da Mata (PSB-BA), demonstrou animação com a formação de uma bancada forte para buscar bons resultados nas eleições de 2026

O prefeito de Recife e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), João Campos, comentou sobre a relação com o Partido dos Trabalhadores e com o presidente Lula e afirmou que vai reivindicar apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Ele falou sobre esses assuntos durante o evento em comemoração aos 46 anos do PT, realizado neste sábado (7), em Salvador.
Relação com Lula e o PT
Ao ser questionado se estaria tentando reagir à aproximação entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a governadora de Pernambuco e principal adversária, Raquel Lyra (PSD), Campos afirmou estar tranquilo com a situação. Ele ainda destacou a longa relação do PSB com o PT, citando o cargo de vice-presidente ocupado por Geraldo Alckmin (PSB) e caracterizando o presidente Lula como um político que se comunica com todos.
“Nós temos uma relação de longas datas com o PT, de muito respeito, de parceria. Inclusive, o vice-presidente Alckmin é o vice-presidente da República; o PSB foi o maior partido do Brasil a apoiar a eleição do presidente Lula em 2022. Então, a gente tem absoluta tranquilidade com a nossa relação com o presidente Lula e com o PT. E a gente também sabe que o presidente Lula é um grande democrata, um republicano nato, no sentido de tratar bem governadores e prefeitos. Ele sempre diz isso: não importa em quem cada um votou na eleição, ele está ali para tratar bem todos”, disse.
Reivindicação a Jerônimo Rodrigues
Campos ainda pontuou sua confiança no trabalho da deputada baiana Lídice da Mata (PSB-BA), demonstrou animação com a formação de uma bancada forte para buscar bons resultados nas eleições de 2026, mas afirmou que vai reivindicar atenção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao PSB.
“Então, a gente tem um objetivo de fazer três deputados federais e vai reivindicar do governador Jerônimo que possa trabalhar para fortalecer o nosso partido. Porque o bom aliado precisa ser reconhecido no período eleitoral. A gente vai poder ter essa conversa com o governador e eu tenho certeza de que ele, além de bom político, é alguém muito atencioso e deve ter atenção com o nosso partido”, concluiu.
Apoio ao presidente Lula no Nordeste
Sobre a necessidade de um apoio maior do PSB diante das dificuldades enfrentadas por Lula no Nordeste, base política para sua eleição, e diante dos sinais de reação da direita junto ao centro, o prefeito respondeu que o presente “funciona bem para o país” e enumerou feitos do governo.
“Quando a gente olha os números da economia, os números do emprego, os números de todas as áreas, passando pelo social, saúde e educação, você tem dados muito positivos. Então, se você tirar a estridência de quem critica e for para fatos práticos e concretos, eu tenho certeza de que o que seria bom para o Brasil é uma ação menos estridente e mais profunda sobre o país nessas eleições. E, fazendo isso, o presidente Lula é imbatível, porque ele sabe trabalhar e está cuidando do Brasil”, disse.
Possibilidade de reeleição de Geraldo Alckmin
Por fim, perguntado se Geraldo Alckmin continua como candidato a vice-presidente após Lula afirmar, em entrevista ao UOL, que ele contribuiria mais em São Paulo, João Campos recitou a frase “time que está ganhando não se mexe”.
“É alguém leal, preparado, honesto, que sabe jogar junto com o time e que conta com a confiança recíproca do presidente Lula. Então, o nosso partido defende a manutenção do vice-presidente Alckmin na chapa para esse ano”, concluiu.
Confira vídeo:


