Vídeo: Bolsonaro vai à Câmara no primeiro dia usando tornozeleira eletrônica
Ex-presidente se reúne com bancada do PL

Foto: Farol da Bahia
No primeiro dia útil desde que passou a utilizar tornozeleira eletrônica por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve nesta segunda-feira (21) na Câmara dos Deputados para se reunir com parlamentares da legenda e conceder entrevista à imprensa.
A visita ocorre em meio às restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou toque de recolher noturno, proibição de uso de redes sociais e restrição de contato com aliados e diplomatas. Mesmo durante o recesso legislativo, o PL convocou cerca de 50 deputados para discutir estratégias de defesa de Bolsonaro e formas de reagir às medidas judiciais.
Entre os pontos discutidos estão a articulação de moções de repúdio contra decisões do STF, a defesa de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e a mobilização para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre abuso de autoridade. O partido também pretende lançar a campanha “Reaja Brasil”, que prevê atos em apoio ao ex-presidente.
Para esta terça-feira (22), o PL convocou reuniões extraordinárias das comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores, com foco exclusivo em aprovar manifestações de apoio a Bolsonaro, apesar da manutenção do recesso até 4 de agosto definida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A presença de Bolsonaro no Congresso ocorre sob controle de horários, já que a decisão judicial determina recolhimento domiciliar das 19h às 6h nos dias de semana e em período integral nos fins de semana. Na coletiva prevista para esta tarde, o ex-presidente deve apresentar sua versão sobre as medidas judiciais que o atingem, enquanto a legenda tenta transformar o episódio em narrativa de perseguição política.
Veja vídeo: