Vídeo: Bruno Reis defende candidatura única entre partidos da oposição para disputar o governo em 2026
Prefeito também comentou as recentes pesquisas que o apontam como um forte concorrente ao governo do estado

Foto: Farol da Bahia
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) comentou, nesta quinta-feira (30), a possível formação de uma chapa da oposição para as eleições de 2026. O gestor afirmou defender uma candidatura que possa unificar partidos de centro e direita.
"A gente espera que essas conversas possam ocorrer a partir do início do ano que vem, principalmente após uma definição de qual será a estratégia das oposições no projeto nacional. O que nós defendemos é uma candidatura única que possa representar as oposições, que possam unificar os partidos de centro, os partidos de direita, os partidos de oposição ao atual governo", afirmou Bruno, durante a abertura da 2ª edição do Salvador Boat Show.
Segundo o prefeito, a depender da candidatura única, será iniciado o processo de formação da chapa da oposição. "Com certeza temos grandes nomes no nosso grupo que podem muito bem representar uma alternativa. É hora de mudar a Bahia", pontuou.
Questionado sobre as recentes pesquisas que o apontam como um forte concorrente ao governo da Bahia e uma possível futura candidatura, Bruno Reis afirmou que os cidadãos soteropolitanos "querem um nome para mudar a Bahia". No entanto, ele ressalta que o nome do partido para as eleições de 2026 é o do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
"O nosso nome, pelo trabalho que a gente está realizando, se encaixa no perfil desse sentimento das pessoas. E mesmo sem declarar candidato, mesmo sem estar trabalhando como candidato, mesmo sem estar viajando como candidato, as pessoas, quando estimulam o nosso nome e veem como uma alternativa a quem aí está, a gente parece bem", declarou.
"Nosso pré-candidato, ACM Neto, lidera todas as pesquisas. Tenho certeza que é o melhor nome para representar as oposições. Teve um excelente desempenho na última eleição. Nesses quatro anos, se preparou ainda mais. Viajou, está viajando agora, conhecendo experiências internacionais, as melhores práticas de gestão. Fez o trabalho dele no enfrentamento e nas disputas políticas... Apontando os problemas, chamando a atenção da gravidade, chamando a atenção de promessas que já passam de quase 20 anos sem serem cumpridas e que efetivamente isso mexe com os sentimentos, com as expectativas e com os sonhos das pessoas", complementou.
Na última semana, uma pesquisa Real Tim Big Data apontou que ACM Neto aparece empatado com o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nas simulações para o governo do estado em 2026.
No primeiro cenário, ACM Neto tem 40% das intenções de voto contra 36% de Jerônimo Rodrigues. João Roma (PL) aparece com 5%, e José Carlos Aleluia (Nova) com 2%. Em outro cenário, com o atual ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) no lugar de Jerônimo, há um novo empate: 42% para ACM Neto e 42% para o ex-governador.
Jerônimo segue liderando com 38% quando Bruno Reis é incluído, seguido por ACM Neto com 34%. O atual governador é também o nome com maior rejeição entre os eleitores: 48% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. ACM Neto aparece em seguida, com 41% de rejeição. Os índices mais baixos são Bruno Reis (32%) e Kleber Rosa (PSOL), com 38%.
A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, com 1.200 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
 
 Confira no vídeo abaixo:
  


