Vídeo: Cezar Leite diz que Eduardo Bolsonaro é ‘altamente preparado’ para disputar à Presidência em 2026
Segundo o vereador, filho do presidente só precisa buscar forças para unificar a direita

Foto: Farol da Bahia
O vereador Cezar Leite (PL) afirmou nesta segunda-feira (2) que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está “altamente preparado” para unificar a direita e disputar a Presidência da República em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não consiga reverter a inelegibilidade.
“O plano para disputar a Presidência é Bolsonaro, que é o líder que nós temos e já mostrou resultado. Na inviabilidade de Bolsonaro ser candidato, é preciso que a direita esteja unida. Conheço Eduardo Bolsonaro de perto, é um cara preparado e bem articulado para disputar o cargo”, disse o vereador ao Farol da Bahia.
“Se ele conseguir reunir essas forças políticas em torno do nome dele, será um excelente candidato. Se não for ele, que possamos convergir para outro. O importante é tirar o Brasil da lama em que foi colocado com a eleição de Lula”, completou.
A fala do vereador ocorre após Eduardo Bolsonaro admitir, em entrevista à revista Veja, que pode se lançar candidato à Presidência em 2026 se tiver o aval do pai.
Jair Bolsonaro está inelegível por duas condenações na Justiça Eleitoral e ainda pode ser condenado e preso por suposta tentativa de golpe de Estado.
O ex-presidente tem sido pressionado a indicar seu sucessor até dezembro, a fim de dar tempo para articulações com partidos de centro, como MDB e PSD.
Eduardo Bolsonaro é investigado pelo STF
Atualmente licenciado da Câmara dos Deputados e morando nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ele é investigado por suspeita de coação no curso do processo penal, obstrução de investigação sobre organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Leia também:
•Nos EUA, Eduardo Bolsonaro diz estar ‘satisfeito’ com restrição de visto a autoridades estrangeiras
Veja a declaração: