Vídeo: Ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA acusa CIA de interferência nas eleições de 2022 no Brasil
Mike Benz participa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta quarta-feira (6)

Foto: Reprodução
O ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA no primeiro mandato do governo Trump, Mike Benz, acusou a CIA de envolvimento em uma suposta interferência nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil. A declaração foi feita, nesta quarta-feira (6), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn) da Câmara dos Deputados.
Sem apresentar provas, Benz alegou que a CIA utilizou o Fundo Nacional para a Democracia (NED), organização não governamental supostamente controlada pelo Partido Democrata, para interferir no pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL). Segundo ele, a ação teria ocorrido durante o governo de Joe Biden.
Benz também criticou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que, segundo ele, teria aumentado o repasse de recursos ao Brasil entre 2019 e 2023 com o objetivo de prejudicar o então presidente Bolsonaro e censurar políticos de direita.
A agência foi encerrada pela administração Trump, mas antes disso era considerada a maior doadora individual de ajuda humanitária no mundo.
Assista ao vivo: