Vídeo: incêndio florestal força retirada de mais de mil pessoas em Creta, na Grécia
Ventos fortes dificultam combate e provocam novos focos na maior ilha grega

Foto: Reprodução/ redes sociais
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a ilha de Creta, na Grécia, nesta quinta-feira (3), levando à evacuação de mais de mil pessoas e mobilizando centenas de bombeiros. As chamas começaram na quarta-feira (2) nas proximidades da cidade de Ierápetra, no sudeste da ilha, e se alastraram rapidamente, impulsionadas por ventos fortes.
Segundo autoridades locais, ao menos 230 bombeiros, com apoio de 46 veículos e helicópteros, foram mobilizados para conter o fogo, que destruiu áreas de floresta e olivais. Casas e hotéis também foram atingidos, mas não houve registro de feridos até o momento.
Dezenas de moradores e turistas foram levados para um abrigo temporário montado em um estádio coberto em Ierápetra. Alguns deixaram a ilha de barco, informaram as autoridades.
“Três assentamentos foram esvaziados e mais de mil pessoas deixaram suas casas. Alguns foram levados para centros de saúde com problemas respiratórios”, disse o vice-governador da proteção civil de Creta, George Tsapakos, à emissora pública ERT.
Imagens divulgadas pela ERT mostram aeronaves sobrevoando a região coberta por uma densa fumaça cinza. Os bombeiros enfrentaram dificuldades para conter os focos devido às condições climáticas adversas.
“Há rajadas de vento na área, algumas atingindo 9 na escala Beaufort, que estão provocando reacendimentos e dificultando os esforços de combate ao fogo”, relatou o porta-voz do corpo de bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis.
Segundo ele, julho costuma ser o período mais crítico da temporada de incêndios no país, devido às temperaturas elevadas e aos ventos intensos.
A Grécia, assim como outros países do Mediterrâneo, está localizada em uma das regiões mais vulneráveis a incêndios florestais, com verões cada vez mais quentes e secos, de acordo com especialistas.
Veja imagens: