VÍDEO: Jerônimo volta a criticar bandeira dos EUA em manifestações do 7 de Setembro: "vergonhoso"
Fala foi feita durante a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa (COESDIPI), realizada em Salvador, nesta segunda-feira (15)

Foto: Farol da Bahia | Paulo Pinto/Agência Brasil
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a criticar, nesta segunda-feira (15), os manifestantes bolsonaristas que estenderam bandeiras dos Estados Unidos durante os atos do 7 de setembro. Para o gestor, o ato foi "vergonhoso".
"Eu fiquei muito triste… Eu fui no dia 5 de setembro em Gavião. Gavião, no município da região do Jacuípe. O prefeito antecipou o 7 de setembro. E eu fui lá. Fui assistir ao desfile que eu gosto. Eu desfilava quando era escuteiro, quando eu era estudante. E depois, 7 de setembro, aqui em Salvador. Depois, ver aquela imagem de um povo brasileiro estender uma bandeira norte-americana no desfile do 7 de setembro é um negócio vergonhoso", declarou Jerônimo.
A fala foi feita durante a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa (COESDIPI), realizada em Salvador. Em determinado momento, Jerônimo chegou a retirar o paletó que usava para vestir a camisa do evento, que era amarela.
"Nem no tempo da colônia a gente via a bandeira de Portugal estendida pelo chão da gente ou pelas casas. Nós não vamos sofrer de parecer com isso. O Brasil é um só. E é fundamental que a gente não perca [isso]", complementou.
Confira o vídeo:
Críticas frequentes
Essa não é a primeira vez que o governador critica a atitude dos manifestantes. No dia seguinte às manifestações que pediam anistia para os condenados pelos atos do 8 de janeiro, Jerônimo chamou os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “traidores da pátria”.
"Não há explicação para que alguém possa trazer, no Dia da Pátria, uma bandeira de outra nação e estendê-la em uma das avenidas mais importantes do Brasil. São os traidores da pátria", afirmou.