Vídeo: Junior Lima e Monica Benini revelam diagnóstico raro da filha e alertam: "muito sério"
Lara, de três anos, foi diagnosticada com Síndrome Nefrótica, condição que afeta os rins e pode ser confundida com alergia

Foto: Reprodução/Instagram
O cantor Júnior Lima e sua esposa, Mônica Benini, anunciaram nesta terça-feira (22) que a filha mais nova do casal, Lara, de três anos, foi diagnosticada com Síndrome Nefrótica — uma condição rara que afeta os rins. Em vídeo, publicado nas redes sociais, eles alertaram outros pais sobre a doença.
"Nossa filha, Lara, foi recentemente diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins e que ainda é pouco conhecida. Essa notícia nos pegou de surpresa, mas estamos encarando com muito amor e força. Ela já está em tratamento e está respondendo super bem, sendo acompanhada por médicos incríveis, com um progresso positivo", escreveu o casal, na legenda da publicação.
No vídeo, eles explicam que notaram que Lara estava com uma alergia. "O olho dela inchava, chegou a tomar medicação para alergia e a gente começou essa investigação para ver o que estava causando isso", contou Mônica.
"Com o tempo, a gente conseguiu o diagnóstico de que a Lara estava, na verdade, com uma doença chamada Síndrome Nefrótica, é uma síndrome que afeta os rins, é muito sério se não tratada", completou Júnior.
O casal conta que o tratamento para a doença é intenso, com medicação forte, e que nem toda criança responde ao método. No entanto, Lara respondeu bem ao tratamento e está em fase de remissão.
Em seguida, eles aproveitam o momento para alertar outros pais sobre a doença, que é pouco conhecida. "Queremos aproveitar para alertar todas as famílias sobre as síndromes raras e a importância do diagnóstico precoce. Se você notar algo fora do comum com a saúde do seu filho, não hesite em buscar orientação médica. A identificação rápida faz toda a diferença", pontuou Mônica.
Devido à condição da filha, Júnior informou que os próximos shows da sua turnê "Solo" deverão acontecer seguindo os protocolos médicos recomendados. "Vamos viver cada momento com muita segurança e amor", escreveu o cantor.
Veja vídeo:
O que é?
A síndrome nefrótica é um distúrbio nos vasos sanguíneos renais que faz com que o corpo excrete proteína em excesso na urina, podendo levar ao acúmulo de líquido no corpo e níveis de proteínas no sangue abaixo do recomendado. Alguns dos sintomas são urina com espuma e inchaços nos tornozelos e pés.
A doença pode ter origem genética ou ser consequência de outras doenças. Embora os casos congênitos sejam raros, a condição também pode surgir como complicação de infecções — como hepatite e HIV — ou de doenças autoimunes, como o lúpus.
Em alguns casos, a síndrome pode ser curada, especialmente quando está relacionada a causas reversíveis. Já em situações crônicas, embora sem cura, é viável aliviar os sintomas e controlar a progressão da doença por meio de medicamentos e uma alimentação específica.