• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Maria do Rosário diz que PL da Dosimetria é “forma espúria de anistia” para Bolsonaro

Vídeo: Maria do Rosário diz que PL da Dosimetria é “forma espúria de anistia” para Bolsonaro

Em entrevista ao Farol, deputada criticou projeto que deve ser votado nesta terça (9)

Por Ane Catarine Lima, Stephanie Ferreira
Às

Atualizado
Vídeo: Maria do Rosário diz que PL da Dosimetria é “forma espúria de anistia” para Bolsonaro

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou nesta terça-feira (9), em entrevista ao Farol da Bahia, que considera “um escândalo” a articulação da oposição para tentar aprovar o PL 2162/23, que pode reduzir penas de envolvidos na tentativa de impedir a posse do presidente Lula (PT), incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O chamado PL da Dosimetria deve ser votado ainda hoje. Segundo a petista, a proposta abre caminho para uma espécie camuflada de anistia.

“Os que organizaram o golpe estão agora dentro do plenário buscando um acordo para liberar Bolsonaro e outras autoridades condenadas. É uma forma espúria de anistia”, disparou.

•LEIA MAIS: Em relatório do PL da Dosimetria, Paulinho condena 'pautas extremistas da anistia'

Maria do Rosário disse ainda que a possível redução de penas após a condenação validada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) incentiva novos ataques à democracia. 

“Reduzir mais de 27 anos de prisão para dois anos, por exemplo, é uma vergonha absurda. Bolsonaro não cumpriu um mês de cadeia e já está sendo organizada uma liberação. Isso incentiva criminosos e é inaceitável”, afirmou.

Entenda

O PL da Dosimetria prevê, entre outros pontos, a revisão das penas para dois crimes contra a democracia: golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por cinco crimes, entre eles golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Recebeu pena de 8 anos e 2 meses pelo primeiro crime e 6 anos e 6 meses pelo segundo.

Caso a proposta seja aprovada, o ex-presidente será beneficiado com a redução de penas para esses crimes. 

Manobra eleitoral

Ainda em entrevista ao Farol da Bahia, Maria do Rosário relacionou a movimentação no Congresso ao cenário eleitoral de 2026. A tramitação acelerada ocorre dias após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmar que foi escolhido para disputar a sucessão do pai.

“É provável que quem quer o lugar de Jair Bolsonaro esteja trocando a liberdade dele pela vaga de candidato. É um comércio. Os interesses por trás disso nós nem sabemos, mas a população precisa ficar em alerta. É o Brasil ou essa turma de condenados que não quer cumprir a pena”, disse.

Vale ressaltar que aprovação na Câmara é apenas uma das etapas. O texto ainda precisa passar pelo Senado e, se aprovado, segue para sanção ou veto do presidente Lula.

Assista: 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.