• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Vídeo: Óscar Ruiz estreia com gol, Bahia vira sobre ABC e garante vaga nas quartas da Copa do Nordeste

Vídeo: Óscar Ruiz estreia com gol, Bahia vira sobre ABC e garante vaga nas quartas da Copa do Nordeste

Próximo adversário do Tricolor na competição nordestina será o CRB

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Óscar Ruiz estreia com gol, Bahia vira sobre ABC e garante vaga nas quartas da Copa do Nordeste

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia carimbou passaporte para as quartas de final da Copa do Nordeste. O Tricolor bateu o ABC, de virada, por 2 a 1, em confronto disputado na tarde deste sábado (10), no estádio de Pituaçu, em Salvador, válido pela última rodada da competição nordestina. Com resultado, Esquadrão se classificou na vice-liderança do Grupo A, com treze pontos somados, enquanto potiguares dão adeus a competição, e encerram fase de grupos na quinta posição do Grupo B, com 10 pontos. O próximo adversário do Esquadrão na competição será o CRB, em partida única, ainda sem data e que será disputada em Pituaçu.

Com mais volume de jogo, o Bahia foi melhor na primeira etapa, mas o ABC conseguiu ser mais eficiente nas finalizações que teve, o que foi crucial para o resultado favorável ao time potiguar nos primeiros 45 minutos. É certo que o Tricolor teve boas chegadas ao campo de ataque, manteve mais posse de bola, mas demonstrou certa afobação nos contra-ataques, o que facilitou o trabalho do ABC, que explorava esses erros para contra-atacar quando a defesa do time baiano estava aberta e ainda se recompondo. 

A primeira boa chance de jogo já veio acontecer antes de um minuto de jogo. Após troca de passes, Rodriguinho tocou para Thaciano dentro da área, que finalizou cruzado, e a bola passou na frente do goleiro e foi para fora.

Pouco tempo depois, o Bahia voltou a chegar com perigo aos dois minutos. Com espaço, Daniel soltou uma bomba de fora da área e o goleiro Welligton espalmou a bola para o lado.

O Bahia mal sabia, mas as chances desperdiçadas fariam falta logo cedo.

Aos cinco minutos, Daniel perdeu a bola para
Janderson no campo de defesa, que passou para Wallyson servir de bandeja Maycon Douglas, que dominou e bateu na saída de Douglas, abrindo o placar em Pituaçu.

Mesmo tendo sofrido o gol, o Bahia não deixou de criar outras oportunidades de perigo em busca da igualdade no placar.

Aos 12 minutos, em nova troca de passes no ataque, a bola chegou mais uma vez para Thaciano dentro da área, que gingou para um lado e para o outro e soltou o pé, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol do ABC.

O ABC não estava pra brincadeira no jogo e voltou a chegar com perigo aos 18 minutos. Em contra-ataque, a bola chegou nos pés de Wallyson, que entrou dentro da área e bateu cruzado, exigindo bom reflexo de Douglas para defender a bola.

Gastando mais tempo com a vantagem construída do que tentando ampliar o placar, o ABC conseguiu conter com certa tranquilidade os avanços do Bahia, que cometiam erros no último passe e passou a demonstrar certa falta de intensidade nos ataques. 

Antes da ida para o intervalo, o Tricolor ainda teve a última boa chance da etapa inicial, em tabelinha entre Tachiano e Nino Paraíba, a bola chegou no lateral que levantou para dentro da área, e achou a cabeça de Rodriguinho, que testou firme para o chão, mas o goleiro Welligton defendeu com os pés a chance do time empatar o jogo na etapa inicial.

No retorno para a segunda etapa, o Tricolor começou pressionando logo cedo e conseguiu igualar o placar com sete minutos. Rossi recebeu belo lançamento dentro da área de Daniel, cruzou na medida para Gilberto, que bateu para o gol, o zagueiro ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar a bola na rede. Era o sexto gol do camisa nove na competição, que o credenciou como artilheiro isolado da Copa do Nordeste

Mesmo tendo igualado o placar, não significou que o Bahia melhorou a forma de jogar. O Tricolor errava muitos passes no jogo, demonstrava pouca mobilidade e uma lentidão nas transições entre ataque e defesa. Com o ABC em dificuldade para organizar e construir jogadas, a partida ficou morna até os 20 minutos da etapa final.

Em cruzamento para área do ABC, Gilberto desviou a bola para trás e sobrou para Óscar Ruiz, que sem deixar a bola cair bateu de primeira bonito e estufou as redes do time potiguar, virando o placar em Pituaçu. Que estrela do paraguaio, logo no primeiro toque na bola.

Aos 23 minutos, Rossi aparentemente queria imitar o belo gol do estreante. Após bate e rebate da entrada da área, o atacante bateu de primeira para o gol e a bola passou perto do gol de Welligton, saindo pela linha de fundo.

Se antes o ABC era que fazia o jogo andar com a vantagem, o aspecto do confronto mudou, e foi o Bahia que passou a ter o domínio da partida enquanto o time potiguar se virava para tentar igualar o marcador, o que não aconteceu até o apito final do árbitro.

No último lance da partida, já aos 48 minutos, Gabriel Novaes ainda teve a chance de matar o jogo. Em contra-ataque em velocidade, a bola sobrou nos pés do atacante que entrou na área, tentou tirar do goleiro, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Análise do Bahia na partida

O jogo foi um bom teste para que o Bahia pudesse identificar um pouco do que vai ser as quartas de final da competição nordestina. Diferente de outros rivais que o Tricolor venceu com facilidade, dessa vez encarou uma equipe fechada e difícil de furar a retranca. Por muitos minutos, os comandados de Dado Cavalcanti penaram para criar oportunidades que fossem em direção ao gol. O desempenho em geral apesar do triunfo foi razoável, já que o time apesar do volume de jogo, não entregou toda qualidade técnica que possui.

O ABC foi um adversário mais ou menos similar do que é o CRB, próximo adversário do Tricolor no jogo. A equipe alagoana também gosta muito de explorar os erros do adversário para emendar os contra-ataques em velocidade. Talvez a grande diferença de um para o outro é que o CRB se expõe mais em campo, não tem medo de ir para cima do adversário e isso pode até ser bom para o Bahia aproveitar os espaços para contragolpear o Galo e vencer o jogo.

Para poder seguir para as quartas de final, o Bahia terá que jogar muito mais do que jogou hoje. O desempenho foi abaixo do esperado, o time demonstrou acomodação em determinados momentos e isso pode ser perigoso em uma fase mata-mata. Agora não há mais tempo para erros, é vencer ou dar adeus a Lampions League.

Confira os gols da partida:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.