Vídeo: Parlamentares batem boca durante reunião da CPMI do INSS

Motivo seria a ausência da assinatura do presidente, Carlos Viana (Podemos-MG), na versão final do requerimento da criação da comissão

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: Parlamentares batem boca durante reunião da CPMI do INSS

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados | Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o deputado Alencar Santana (PT-SP) protagonizaram uma discussão durante reunião desta quinta-feira (16). O motivo do embate teria sido a criação da comissão, aprovada em junho deste ano.

A briga começou quando a comissão estava prestes a votar um requerimento para convocação do vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) e irmão do presidente Lula (PT), José Ferreira da Silva.

Na ocasião, Santana solicitou a palavra, alegando uma questão de ordem. No entanto, ao iniciar sua fala, o parlamentar pontuou que o próprio presidente da CPMI não tinha assinado o requerimento para a sua criação. Com isso, Viana rebateu, afirmando que havia assinado favoravelmente à criação.

"Nós montamos a comissão parlamentar de inquérito, que é previsto tanto na Constituição quanto no regimento interno [...]. Eu não assinei [requerimento para criação da CPI] e nem assinaria de novo, mas faço parte como deputado... Só dizer que o presidente também não assinou", afirmou Santana.

"Não, eu assinei", respondeu o senador, mas o deputado rebate: "Não está no requerimento".

A assinatura de Viana não consta na versão final do requerimento protocolado no Congresso.

A discussão se acentua e o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, Sóstenes Cavalcante, chega a se envolver. "Calma Sóstenes, fica tranquilo, você está chegando agora", pontua Santana.

O deputado chega a pedir ao presidente da CPMI que o seu tempo seja revisto, mas Viana afirma que "não há tempo para questão de ordem".

"Tudo bem, não vai repor meu tempo, mas vou fazer a questão de ordem. A censura prevalece em alguns momentos nessa comissão", completou o petista.

A votação na CPMI terminou com vitória para o governo e a rejeição do requerimento para a convocação de José Ferreira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.