Video: Policiais atiram em manifestantes e matam 19 na Colômbia

Na segunda, o ministro da Fazenda da Colômbia, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo

[Video: Policiais atiram em manifestantes e matam 19 na Colômbia]

FOTO: Getty Images

Um balanço realizado pela Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou na última segunda-feira (3) que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. 18 eram civis e um era policial. Em um dos registros, é possível ver policiais disparando contra manifestantes (Veja o vídeo no fim da matéria)

O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações — 306 deles, civis. Os protestos começaram em 28 de abril.

As autoridades prenderam 431 pessoas durante os distúrbios, e o governo ordenou que os militares fossem enviados para as cidades mais afetadas. Algumas ONGs acusaram a polícia de atirar contra civis.

Segundo o ministro da Defesa, Diego Molano, os atos de violência foram "premeditados, organizados e financiados por grupos dissidentes das Farc" que se afastaram do acordo de paz assinado em 2016, e pelo ELN, a última guerrilha reconhecida na Colômbia.

O governo da Colômbia também reportou atos de vandalismo em 69 estações de transporte, 36 caixas eletrônicos, 94 bancos, 14 pedágios e 313 estabelecimentos comerciais.

Após as pressões, o presidente Iván Duque ordenou no domingo a retirada da proposta que era debatida com ceticismo no Congresso, onde um amplo setor a rejeitava por punir a classe média e ser inadequada em meio à crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

Na segunda, o ministro da Fazenda da Colômbia, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo. Ele será substituído pelo economista José Manuel Restrepo, atual ministro do Comércio, anunciou o presidente Duque no Twitter.

"Minha continuidade no governo dificultaria a construção rápida e eficiente dos consensos necessários" para executar uma nova proposta de reforma, informou Carrasquilla em um comunicado.

Apesar do anúncio, na manhã desta segunda-feira já havia pessoas nas ruas e bloqueios de estradas em Bogotá. Os protestos também continuaram em outras grandes cidades do país, como Cali, Medellíin e Barranquilla.

Confira mais no vídeo abaixo:
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!