Arqueólogos encontram moeda britânica de cerca de 380 anos nos Estados Unidos

Descoberta feita em 2020 foi divulgada para a imprensa nesta semana

[Arqueólogos encontram moeda britânica de cerca de 380 anos nos Estados Unidos]

FOTO: Divulgação

Uma moeda do Reino Unido datada de 1633 ou 1634, de acordo com arqueólogos, foi encontrada na cidade de St. Mary’s, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. O objeto descoberto é um xelim, uma unidade monetária britânica que também era utilizada em colônias da Inglaterra no passado. Com a imagem do rei Carlos I da Inglaterra, decapitado em 1649, o artefato foi perdido há cerca de 380 anos e reapareceu durante uma escavação histórica. 

Cunhado em prata, a moeda traz a imagem do rei Carlos I de perfil, com barba, coroa e vestes reais. Ela foi encontrada em novembro do ano passado pela arqueóloga Stephanie Stevens, que comanda uma escavação no forte colonial de Maryland, em St. Mary’s, o primeiro assentamento inglês no estado. Sua descoberta foi revelada na última quarta-feira (28), quando o governador do estado visitou o sítio histórico. 

Segundo o arqueólogo-chefe do projeto, Travis Parno, o xelim foi cunhado na Torre de Londres por volta dos anos 1633 e 1634 e pode ter pertencido a um dos 150 colonos que chegaram à cidade em março de 1634 em dois navios, o Ark e o Dove. A data foi definida por uma marca da casa da moeda, representada por uma pequena imagem da ponte levadiça de um castelo.

Parno explica também, ao The Washington Post, que a descoberta é valiosa e indica que as escavações estão no lugar certo. “Não encontramos muitas moedas. Não temos nenhum xelim que corresponda exatamente a este. Encontrar um tão cedo é algo único para nós. Foi uma revelação e tanto”, afirmou Parno ao The Washington Post.

Segundo ele, é possível que o dono da moeda fosse alguém poderoso ou abastado, já que não era comum carregar um objeto desse nos bolsos. Parno pondera, no entanto, que o artefato, em sua época, poderia comprar cerâmica ou uma ferramenta, com mais algumas unidades, mas não era algo tão valioso como o ouro. No verso, a moeda traz um escrito: “Christo Auspice Regno” - em português, a tradução literal diz “Reino sob os auspícios de Cristo”.

A descoberta representa uma conexão entre o início do estado de Maryland e a turbulência política inglesa no século XVII, época em que o país europeu colonizava a América do Norte. Em 1649, Carlos I foi decapitado após anos de guerra civil na Inglaterra e luta pelo poder com o parlamento. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!