• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Presidente da Colômbia afirma que 'uma grande mulher' sabe usar 'seu clitóris e seu cérebro'

Vídeo: Presidente da Colômbia afirma que 'uma grande mulher' sabe usar 'seu clitóris e seu cérebro'

Comentário rendeu muita polêmica e foi considerado machista

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: Presidente da Colômbia afirma que 'uma grande mulher' sabe usar 'seu clitóris e seu cérebro'

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, causou polêmica ao dizer em uma reunião de gabinete na noite da última segunda-feira (15) que "uma grande mulher" sabe utilizar o "seu clitóris e o seu cérebro".

O líder de esquerda convocou a reunião com os ministros e ministras para, como é frequente, falar de uma variedade de assuntos do governo. Em determinada ocasião, Petros disse a seguinte frase:

"Uma mulher livre faz o que bem entende com o seu clitóris e com o seu cérebro, e se souber combiná-los, será uma grande mulher."

Nenhum dos presentes faz qualquer comentário sobre a fala. O trecho da reunião, que é transmitida ao vivo, viralizou nas redes sociais. O presidente colombiano foi bastante criticado por quem destacou que a frase foi machista.

Petro falava sobre a decisão judicial que suspendeu de forma provisória a nomeação do ministro da Igualdade, Juan Carlos Florián, ao considerar que violava a exigência de paridade de gênero no gabinete ministerial.

"Um juiz da Santa Inquisição ignora o direito do presidente de configurar seu gabinete e diz que Florián não pode ser ministro. Ele não está aqui por causa desse atropelo contra a liberdade humana", disse o ex-guerrilheiro.

A nomeação de Florián, que é cientista político, atividade da comunidade LGBTQUIA+ e ex-ator pornô, rendeu polêmicas e críticas, incluindo de membros do próprio governo. Anteriormente, a pasta era ocupada por Carlos Rosero, que estava no cargo há cinco meses depois da saída da vice-presidente do país, Francia Márquez, que acumulava o cargo.

Petro, então, comentou sobre a identidade de gênero e mencionou o órgão sexual.

A fala acontece em um cenário em que o presidente colombiano encara uma pressão política a menos de um ano das eleições presidenciais de 2026, com várias crises e rachas internos no governo. A gestão, que teve início em agosto de 2022, já teve mais de 50 ministros, sem que fossem contados os interinos, nas 19 pastas, com nenhum titular originalmente escolhido por ele seguindo no comando de um ministério.

Outras polêmicas

Não é a primeira vez que Petro, conhecido pelo caráter intempestivo e confrontador causa polêmica por causa de um comentário. Em fevereiro deste ano, também durante uma reunião do gabinete, ele afirmou que "a cocaína não é pior do que uísque".

Defensor da legalização, o presidente colombiano disse que a droga só é ilegal "porque é feita na América Latina". "O negócio poderia ser facilmente desmantelado se a cocaína fosse legalizada em todo o mundo", declarou na ocasião. "Venderia como vinho."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.