Vídeo: Rapper Oruam é solto após mais de dois meses preso no Rio de Janeiro
Artista deixa penitenciária em Bangu e vai usar tornozeleira eletrônica

Foto: Reprodução X/@uendell_vn7
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) expediu o alvará de soltura do cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. Cumprido às 17h08 desta segunda-feira (29), o artista foi recebido pelos fãs ao deixar a Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
• Oruam tem prisão preventiva revogada pelo STJ
Imagens mostram a comemoração de Mauro Davi com a multidão, além de vestir uma máscara do super-herói Homem-Aranha. Rappers amigos do cantor estiveram presentes, como MC Poze do Rodo e MC Cabelinho, além da noiva de Oruam, Fernanda Valença.
Apesar da soltura, a Justiça determinou uma série de medidas cautelares para o cantor. Confira abaixo as restrições:
• Comparecimento mensal em juízo;
• Manutenção de residência fixa na comarca, com endereço e telefone atualizados;
• Proibição de acesso ao Complexo do Alemão e a outras áreas classificadas como de risco pela Corregedoria;
• Proibição de contato e aproximação, em um raio de 500 metros, dos demais acusados e de um adolescente citado no processo;
• Proibição de deixar a comarca por mais de sete dias sem autorização judicial;
• Recolhimento domiciliar noturno, das 20h às 6h;
• Uso de tornozeleira eletrônica, com monitoramento pela Seap.
Foto - Reprodução X/@uendell_vn7
Na última sexta-feira (22), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou a prisão preventiva de Oruam. O ministro Joel Ilan Paciornik aceitou o pedido de liminar do cantor, preso desde 22 de julho.
Prisão de Oruam
Oruam foi preso preventivamente no dia 22 de julho. Ele e os amigos impedirem o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um menor procurado por tráfico e roubo. Segundo a polícia, o adolescente é ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV), atua como segurança pessoal do traficante Doca, apontado como chefe do tráfico no Complexo da Penha e considerado um dos maiores ladrões de veículos do estado.
A denúncia afirma que, após o adolescente ser apreendido, Oruam e Willyam passaram a lançar pedras contra os policiais de uma altura de 4,5 metros, da varanda da casa do cantor. Um dos agentes foi atingido nas costas e outro precisou se abrigar atrás da viatura.
Após a confusão, Oruam publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que se entregaria e, horas depois, cumpriu a promessa. Já no dia 23, o cantor foi transferido para o Complexo de Bangu, após passar a noite anterior no presídio de Benfica.
Durante o mandado de prisão, o cantor enviou uma carta aberta publicada em suas redes sociais para se comunicar com fãs e familiares. No texto, o artista destacou principalmente sua reaproximação com a fé e fez reflexões sobre amizades.
Quem é Oruam
Foto - Reprodução/Instagram
O artista ganhou notoriedade em 2022 com o lançamento da música "Invejoso", ingressando na gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumula hits e subiu aos palcos de grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, em 2024.
O rapper é filho de Marcinho VP, apontado como um dos chefes históricos do Comando Vermelho, preso desde 1996. Em 2023, subiu ao palco do Lollapalooza usando uma camiseta com os dizeres "Liberdade para Marcinho VP". Ele também é afilhado de Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.
A fama do rapper motivou a vereadora paulistana Amanda Vettorazzo (União Brasil e MBL) a protocolar um projeto de lei para proibir a contratação de artistas que façam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas. Em resposta, o artista lançou a faixa "Lei Anti O.R.U.A.M".
Assista ao vídeo:
LEIA MAIS:
• Oruam é obrigado a pintar o cabelo de preto na prisão
• Noiva de Oruam releva que Marcinho VP "não se alegra" com prisão do cantor; confira post
• Marca de luxo Osklen é boicotada após vestir Oruam para ensaio de revista
• Vídeo: Oruam sobe em ônibus e causa confusão em frente a presídio onde Poze estava detido
• MPF é acionado para investigar músicas de Poze e Oruam
• Vídeo: Oruam detona portais de notícias baianos e dispara: "Mídia suja!"