• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: Rita Batista faz apelo a Bruno Reis para pagamento do piso salarial aos professores

Vídeo: Rita Batista faz apelo a Bruno Reis para pagamento do piso salarial aos professores

Categoria está em greve desde o dia 6 de maio e reinvidica cumprimento de lei sobre o piso salarial

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: Rita Batista faz apelo a Bruno Reis para pagamento do piso salarial aos professores

Foto: Reprodução

A jornalista Rita Batista publicou, nesta quarta-feira (21), um vídeo em apoio aos professores da rede municipal de ensino de Salvador, em greve desde o início de maio. Na publicação, Rita faz um apelo ao prefeito Bruno Reis (União) para que cumpra a lei federal que determina o pagamento do piso salarial aos profissionais da educação.

"Eu sei que no último dia 17 a prefeitura encaminhou aos professores e professoras uma proposta de reajuste, mas muito abaixo do que a categoria reivindica, como já disse, é uma lei federal, e também com as perdas, né, ao longo dos anos", diz a jornalista.

"A vida de um professor e de uma professora, e principalmente aqueles que dedicam as 40 horas, não é fácil. Escolher essa carreira é um ato de bravura, é um ato de amor ao magistério, de entendimento de que sem educação a gente não avança, o país não sai do lugar. A importância destes profissionais para a formação de qualquer outro profissional, e o prefeito sabe disso, é um homem que já engrossou as fileiras também da educação, já foi professor", completa.

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS) pediu, na segunda-feira (19), vista ao projeto de lei do Executivo que trata do reajuste salarial do funcionalismo público. Com o pedido, a proposta — alvo de críticas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) — não será votada na sessão de quarta-feira (21).

Em greve desde o dia 6 de maio, os professores da rede municipal de ensino cobram que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) cumpra o pagamento do piso salarial da categoria e melhore as condições de trabalho nas salas de aula.

A Prefeitura de Salvador apresentou na semana passada uma proposta de reajuste escalonado, que prevê aumento mínimo de 6,27% para a categoria. Os professores não aceitaram. 

Ainda assim,  Bruno Reis enviou a proposta à Câmara na sexta-feira (16). Sob fortes protestos, na segunda-feira (19), os professores pediram que o projeto de lei fosse retirado da pauta para maior discussão.

Com o pedido de vista, o projeto deve ser votado na próxima quinta-feira (22), conforme prevê o regimento interno da Câmara, que estabelece um prazo de 72 horas para análise após a solicitação.

Confira o vídeo abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.