• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: 'Salvador retrata como o racismo estrutura as relações de poder', diz Silvio Humberto

Vídeo: 'Salvador retrata como o racismo estrutura as relações de poder', diz Silvio Humberto

Declaração foi resposta ao questionamento sobre a capital baiana só ter tido um prefeito negro, apesar da população majoritariamente negra

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: 'Salvador retrata como o racismo estrutura as relações de poder', diz Silvio Humberto

Foto: Farol da Bahia

O vereador Silvio Humberto (PSB) avaliou, em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, que a cidade de Salvador "retrata bem" como opera o racismo nas relações de poder. A declaração aconteceu em resposta ao questionamento sobre o fato de a capital baiana só ter tido um prefeito negro, mesmo sendo a cidade mais negra fora da África.

De acordo com o vereador, após a escravidão, o que passou a regular as relações raciais é o "mito da democracia racial". 

"Se fosse democracia racial, já teríamos prefeitos e prefeitas negras, porque a população negra só precisava ultrapassar a barreira da pobreza. Isso vai além da luta de classe, o que organiza isso é o racismo", destacou Silvio Humberto.

"Então, quando você alia, se junta, racismo e pobreza e ainda tem o sexismo, você tem esses números que são absurdos. É uma cidade rica, mas não é próspera", completou.

Silvio Humberto chamou atenção ainda para o fato de a pobreza, a população em situação de rua e a falta de oportunidades terem "cor" na capital baiana.

Confira o vídeo abaixo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.