• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: Secretária de Educação da Bahia comenta índices de alfabetização no estado: "Estamos fazendo muito esforço"

Vídeo: Secretária de Educação da Bahia comenta índices de alfabetização no estado: "Estamos fazendo muito esforço"

Segundo dados do Ministério da Educação, a Bahia foi o estado com o menor índice de crianças da rede pública de ensino alfabetizadas na idade certa em 2024

Por Ane Catarine Lima, Deivide Sena
Ás

Atualizado
Vídeo: Secretária de Educação da Bahia comenta índices de alfabetização no estado: "Estamos fazendo muito esforço"

Foto: Farol da Bahia

A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, comentou nesta terça-feira (15) os índices de alfabetização no estado, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (11). Segundo os dados, em 2024, a Bahia foi o estado que registrou o menor índice de crianças da rede pública de ensino alfabetizadas na idade certa.

Para Rowenna, o mais alarmante foi o número de municípios baianos que tiveram uma redução no índice de alfabetização. "Na verdade, a gente analisou detalhadamente cada indicador, nós abrimos o mapa, os dados. O que inquieta um pouco a gente é a quantidade dos municípios que tiveram uma diminuição do índice de alfabetização, como os maiores municípios. Inclusive, Salvador diminuiu o número de crianças alfabetizadas, Vitória da Conquista diminuiu o número de crianças alfabetizadas", declarou.

"Quando esses grandes municípios diminuem o número de crianças alfabetizadas, a média da Bahia naturalmente cai", pontuou.

A secretária também afirmou que a gestão tem se esforçado para dar apoio aos municípios que estão sofrendo com a diminuição. "Eu, inclusive, faço questão de atender todos os prefeitos, secretários e secretárias da educação para gente fazer essa conversa olho no olho: 'município onde é que você tem dificuldade, aqui?'", declarou.

Ela ainda listou o período eleitoral como uma das possíveis causas para a queda no número de crianças alfabetizadas. "No ano passado, com o fim da eleição, alguns municípios tiveram muita dificuldade e a gente sabe disso, das dificuldades da transição do período eleitoral".

No entanto, Rowenna afirmou que a secretaria já está trabalhando para reverter os índices, incluindo uma parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB). "Eu fiz uma conversa muito boa com o Wilson da UPB, para a gente poder abrir pros prefeitos, município por município: 'olha, prefeito, seu município está nessa situação, a gente quer te apoiar, qual é a sua dificuldade?'. Para a gente ajudar os municípios, porque nós estamos falando da população do estado da Bahia. Cada um está em um município, óbvio que os prefeitos e as prefeitas têm também responsabilidade com esse projeto. Então, é cada um olhar para seu dado para a gente poder avançar", revelou.

"Quando a gente não tem uma alfabetização dos estudantes, naturalmente a gente não tem o ensino fundamental de qualidade e chega no ensino médio com muita fragilidade. Então, a gente precisa caminhar de mãos dadas para a gente poder garantir esse direito da população baiana que é o direito à educação e nós estamos fazendo muito esforço para fazer essa entrega", finalizou.

Veja o vídeo:

 

LEIA TAMBÉM: Brasil não atinge meta de alfabetização infantil; Bahia está entre os estados com pior desempenho

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário