Vídeo: Trump afirma que a Argentina "está morrendo" e que países sul-americanos "estão fugindo do socialismo"
A declaração do presidente dos EUA rebate críticas de que a Argentina estaria se beneficiando com o acordo de swap cambial

Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, no domingo (19), que a Argentina está 'morrendo' e 'lutando para sobreviver'. A fala do gestor foi realizada em resposta às críticas feitas pelos agricultores norte-americanos sobre o acordo de swap cambial entre os países.
Para os agricultores, o acordo, que visa controlar a inflação e restaurar o crescimento econômico da Argentina com uma linha de financiamento de US$ 20 bilhões, beneficia mais o país sul-americano do que os EUA.
Segundo Trump, a Argentina "está lutando por sua vida". "Nada está beneficiando a Argentina. Eles estão lutando por suas vidas. Eles não têm dinheiro, eles não têm nada. Eles estão lutando para sobreviver... Eles estão morrendo", afirmou.
O presidente também comentou sobre um possível "acordo de carne". Segundo ele, os EUA comprariam carne bovina da Argentina e, com isso, o preço da carne no país cairia.
"Tudo está barato, a única coisa que é mantida é a carne. E, se comprarmos um pouco de carne agora, isso ajudaria a Argentina, que consideramos um país muito bom", pontuou.
Trump finalizou afirmando que os países da América do Sul estão "fugindo do socialismo". "Esses países sul-americanos estão começando a se virar para nós. Eles estão fugindo do socialismo. É incrível", declarou.
Confira no vídeo abaixo: