Vídeo: Trump anuncia que EUA irão administrar a Venezuela após captura de Maduro
Segundo o presidente norte-americano, a gestão será provisória até uma 'transição segura' de poder

Foto: Reprodução/GloboNews
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o governo norte-americano passará a administrar a Venezuela após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada em Palm Beach, na Flórida.
Segundo Trump, a operação militar que resultou na captura de Maduro envolveu ações por ar, terra e mar, classificadas por ele como as maiores desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente afirmou ainda que que as forças armadas venezuelanas foram neutralizadas e que não houve mortes de cidadãos norte-americanos.
"Vamos administrar o país até que possamos realizar uma transição segura, adequada e criteriosa. Não queremos nos envolver em colocar outra pessoa no poder e acabar na mesma situação que tivemos por um longo período de anos", disse o norte-americano.
Durante o pronunciamento, o presidente dos EUA informou ainda que Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram formalmente acusados no Distrito Sul de Nova York por crimes relacionados ao narcotráfico. "Mas ele foi capturado junto com sua esposa, Cilia Flores, ambos agora enfrentando a Justiça americana. Maduro e Flores foram indiciados no Distrito Sul de Nova York, sob responsabilidade de Jay Clayton, por sua campanha de narcoterrorismo mortal contra os Estados Unidos e seus cidadãos", afirmou.
Trump declarou que os Estados Unidos irão governar a Venezuela até que seja estabelecida uma transição de poder considerada “segura, adequada e sensata”. O presidente, no entanto, não informou prazos nem detalhou como será estruturada a administração provisória do país.
Veja o pronunciamento


