• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: "Uma clara tentativa de blindagem a um Poder", afirma Rogério Marinho sobre decisão de Gilmar Mendes de limitar pedidos de impeachment contra ministros

Vídeo: "Uma clara tentativa de blindagem a um Poder", afirma Rogério Marinho sobre decisão de Gilmar Mendes de limitar pedidos de impeachment contra ministros

Senador ainda relembrou episódio envolvendo ministro Luís Roberto Barroso

Por Gabriel Rezende , Stephanie Ferreira
Às

Atualizado
Vídeo: "Uma clara tentativa de blindagem a um Poder", afirma Rogério Marinho sobre decisão de Gilmar Mendes de limitar pedidos de impeachment contra ministros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) afirmou nesta quarta-feira (3) que a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir pedidos de impeachment contra magistrados da Corte, é uma "clara tentativa de blindagem a um Poder".

"Esse é um assunto que unifica toda a casa, não tenho dúvida nenhuma. As manifestações que já ocorreram foram as diversas, várias correntes políticas. O que estamos observando agora é que há uma clara tentativa de blindagem a um Poder, que de acordo com os princípios da nossa democracia liberal, pressupõe freios e contrapesos. Ou seja, os poderes são independentes e harmônicos entre si, mas não é dado a ninguém a condição de estar acima da lei", afirmou.

"Essa blindagem ela é clara porque acontece no momento em que todos falam na possibilidade de mudança do cenário político em 2027, onde poderá se estabelecer uma maioria de Senadores e o expectro ideológico podem não aceitar a usurpação do poder ou a improbidade ou o excesso que pode ser cometido quando algum juiz ou ministro exerce a sua função", seguiu.

Marinho também elencou alguns crimes considerados passíveis de punição com impeachment para ministros do STF e relembrou o episódio com Luís Roberto Barroso, que em um evento em julho de 2023, afirmou ter derrotado o bolsonarismo.

"É bom lembrar que são crimes de responsabilidade passíveis de entendimento do ministro do Supremo Tribunal Federal proferir julgamento quando for suspeito da causa, exercer atividade política artidária. Alguém se lembra de uma expressão "Vencemos o bolsonarismo" emitida por um dos importantes ministros da nossa alta Corte?", indagou.

LEIA TAMBÉM:

-> Vídeo: Alcolumbre critica decisão de Gilmar Mendes que restringe pedidos de impeachment: “Tenta usurpar prerrogativas do Legislativo”

Confira mais no vídeo abaixo: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.