Vídeo: voto em trânsito explica maior quantidade de eleitores para presidente em seção de MG

Nas redes sociais, homem levanta questionamento sobre divergência de números

[Vídeo: voto em trânsito explica maior quantidade de eleitores para presidente em seção de MG]

FOTO: Agência Brasil

Circula nas redes sociais um vídeo (veja abaixo) em que um homem questiona o maior número de eleitores para presidente em uma seção eleitoral de Uberaba, em Minas Gerais. Embora aponte uma possível fraude no sistema eleitoral, a divergência na quantidade de eleitores aptos para votar nos candidatos à Presidência da República pode ser explicada pelo voto em trânsito. O questionamento levantado no vídeo é uma dúvida recorrente entre os eleitores brasileiros. 

Existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa; já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há voto em trânsito no exterior, somente no território nacional. 

No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiver no Brasil poderá votar na eleição, também apenas para presidente da República, desde que tenha feito a solicitação à Justiça Eleitoral. 

Entenda o que aconteceu

No vídeo, um homem questiona, a partir de dados da Justiça Eleitoral, a diferença entre o número de eleitores aptos a votar para presidente e para os demais cargos na seção eleitoral 100 da Zona Eleitoral 276, no município de Uberaba. "Por que que para senador e governador tinha só 348 aptos e apareceu 263 para votar? De onde surgiu essas 340 pessoas que votaram aí para presidente?", questiona o homem.

Os dados citados por ele estão corretos e podem ser consultados no site do TSE, mas eles não significam fraude. Para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador havia 348 eleitores aptos a votar naquela seção e 263 compareceram. Já para o cargo de presidente, havia 429 eleitores aptos e 340 compareceram.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 81 pessoas de outros estados ou de zona eleitoral do exterior estavam habilitadas para votar em trânsito naquela seção, e 77 delas compareceram e votaram apenas para presidente.

Confira mais no vídeo abaixo:


Comentários