Vírus da mesma família do Sars-CoV-2 é descoberto no sudeste asiático
Resultados são de análises feitas em morcegos-ferradura

Foto: Divulgação
Outro 'familiar' do Sars-CoV-2, vírus responsável por causar a Covid, foi descoberto no Sudeste Asiático e possui semelhança em 92,6% do genoma. As análises foram feitas em um material coletado em 2010, de dois morcegos-ferradura Rhinolophus shameli no Camboja.
O estudo foi publicado na revista Nature Communications, na terça-feira (9), e aponta que mais avaliações são necessárias para entender a gama de hospedeiros entre os humanos.
Apesar de haver semelhança entre o coronavírus de Camboja e o Sats-CoV-2, os morcegos onde o vírus foi encontrado não habita na China. Ou seja, os "parentes" do causador da Covid estão mais distribuídos do que se pensava.
Além desses dois, há ainda os "primos próximos", como os achados em morcegos do Laos e em uma caverna na província de Yunnan, na China. No Laos, a semelhança genética é de 96,8%, e o de Yunnan, de 96,2%.
"Nosso entendimento atual da distribuição geográfica das linhagens Sars-CoV e Sars-CoV-2 possivelmente refletem uma falta de amostragem no sudeste da Ásia", afirmam os pesquisadores, citando Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã, locais onde foram encontrados, até o momento, as amostras mais com genoma mais próximo ao do causador da Covid.