Vitória bate Paraná no Barradão e entra no G-4 da Série B

Leão não faz boa partida, mas vence graças a gol de pênalti

[Vitória bate Paraná no Barradão e entra no G-4 da Série B]

FOTO: Leticia Martins / EC Vitória

O Vitória venceu o Paraná por 1 a 0, no duelo disputado neste sábado (29), no estádio do Barradão, em Salvador, válido pela 6ª rodada do Brasileiro da Série B. O resultado põe Rubro-Negro novamente no G-4 da Série B. Agora o time baiano é o quarto, com dez pontos ganhos, já o time paranaense é o vice-líder, com oito pontos conquistados.

Pouco de positivo foi possível extrair da primeira etapa entre Vitória e Paraná, já que as duas equipes abusavam dos passes errados e pouco eram organizadas para avançar ao campo de ataque. Chance clara de gol mesmo só existiu logo no comecinho do jogo.

Com um minuto de jogo, Léo Ceará recebeu bom passe de fora da área e arriscou para o gol, exigindo que o goleiro Alisson espalmasse para o lado, evitando que o Rubro-Negro abrisse o placar.

As defesas nem estavam tão bem postadas assim no confronto. Havia deficiências que poderiam ser exploradas pelos dois times, principalmente no campo de ataque, mas os times cediam muito facilmente a bola pro adversário, muito em decorrência dos frequentes passes errados.

Talvez a melhor chance do Paraná no jogo tenha sido aos 24 minutos, quando o time teve uma falta para cobrar e Fabrício soltou uma bomba, mas a bola passou por cima do gol de Ronaldo, que até foi nela, mas só para garantir que ela iria realmente para fora.

A falta de qualidade técnica, o duelo não poderia resultar em um outro resultado parcial que não fosse um empate sem gols. Merecido pelo que as equipes demonstraram.

O retorno para segunda etapa trouxe um Paraná um pouco mais ofensivo nos minutos iniciais. O time começou com mais posse de bola e até teve oportunidade de abrir o placar logo cedo.

Aos sete minutos, Renan Bressan recebeu passe no meio e chutou colocado de longe, evitando um verdadeiro milagre do goleiro Ronaldo, que espalmou, com a ponta dos dedos, a bola para fora da meta Rubro-Negra. Talvez a chance de perigo pode ter instigado o Vitória a acordar no jogo.

Aos 14 minutos, o Rubro-Negro quase abriu o placar quando Rafael Carioca cobrou escanteio do lado esquerdo e Wallace subiu mais alto que todo mundo e testou por cima do gol de Alisson, no que foi a melhor chance de todo confronto.

Eron, aos 15, teve uma oportunidade ainda mais clara de marcar, quando passou por Paulo Henrique dentro da área, e chutou cruzado, a bola desviou e saiu rente a trave paranaense.

De tanto pressionar na busca pelo gol, o Rubro-Negro conseguiu abrir o placar, e da forma que o Leão costuma levar vantagem: através da bola parada.

Aos 21 minutos, após chute de fora da área de Léo Ceará, Renan Bressan tentou cortar, mas desvio a bola com a mão, percebendo a situação, o árbitro rapidamente assinalou o pênalti. O próprio Léo Ceará se encarregou da cobrança e, com categoria, deslocou o goleiro Alisson.

A melhor oportunidade que o Paraná teve de empatar, foi justamente com o melhor jogador do time em campo. Aos 34 minutos, Renan Bressan recebeu de Thiago Alves e arriscou um chute rasteiro de fora da área, que ia morrer no cantinho do gol do Vitória, se Ronaldo não tivesse se esticado para jogar para escanteio.

Nos últimos minutos de partida, houve uma intensa pressão do Paraná para tentar o gol de empate, muitas bolas foram alçadas na área, mas a zaga do Vitória conseguiu suportar bem os ataques. Em uma falha de marcação, no último lance do jogo, os paranaenses quase igualaram o placar, aos 49, quando novamente Renan Bressan bateu de primeira da entrada da área e Ronaldo, mais uma vez, salvou o Leão.

O apito final decretou o segundo triunfo do Leão na Série B, e logo diante do vice-líder, que até então, estava invicto na competição.

O próximo duelo do Vitória pela Série B será diante do Confiança, na próxima terça (1), às 21h30,, no Batistão, em Sergipe, já o Paraná recebe a Ponte Preta no mesmo dia, só que às 19h15, no Durival de Britto, em Curitiba.

Análise do Vitória na partida

Foi uma partida muito fraca jogada pelo Vitória. O time até aumentou um pouco o ritmo da partida na segunda etapa, em comparação a primeira, e jogou mais que o Paraná, mas não foi também algo muito difícil de se fazer, tendo em vista que os paranaenses pouco ofereciam oportunidades de perigo, apesar de serem nitidamente um time mais organizado. Com competência para segurar o resultado e até sorte em alguns momentos, o Leão conseguiu tirar a invencibilidade do vice-líder.

A postura foi completamente oposta a do time que foi derrotado pelo Ceará, na eliminação da Copa do Brasil. Naquela oportunidade, o time foi minimamente aguerrido em campo, arriscou mais para tentar vencer, chegou com competência ao campo de ataque. Hoje isso não aconteceu.

Pior, o Rubro-Negro depois de marcar o gol, recuou muito o time, quase que chamando o Paraná para o campo de defesa, inclusive, errando muitos passes que cediam a bola para os visitantes, que graças a Ronaldo não tiveram sucesso nos ataques. Chegou a ser uma cena ridícula ver o time todo no campo de defesa e tomando pressão do paranista. Felizmente para o time baiano, a postura não impediu os três pontos serem conquistados, o que não foi de todo merecimento pelo futebol apresentado pelas duas equipes. O mais justo seria um empate.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!