Vitória perde para o Vasco no Barradão e entra no Z-4 da Série B
Rubro-Negro chega a 11 partidas sem vencer na segunda divisão

Foto: Divulgação/EC Vitória
O Vitória chegou a 11 partidas sem saber o que é vencer. Neste sábado (7), o Rubro-Negro foi derrotado por 1 a 0 para o Vasco, em confronto disputado no Barradão, em Salvador, válido pela 16ª rodada do Brasileiro da Série B. Com resultado, Rubro-Negro caiu para 17ª posição, na zona de rebaixamento, com 13 pontos somados, enquanto o Cruzmaltino subiu para 7º, com 25 pontos.
A primeira boa chance veio acontecer aos 10 minutos, quando Guilherme recebeu lançamento no campo de ataque, aproveitou o escorregão de Castan, e bateu rasteiro na direção do gol, bem próximo a trave de Vanderlei, mas saiu pela linha de fundo.
Apesar de ser o Leão quem teve a primeira boa chance da partida, foi o Vasco quem abriu o placar no jogo. Aos 13 minutos, Zeca cobrou escanteio para dentro da área e Sarrafiore subiu sozinho, livre no meio da zaga do Vitória e testou firme no canto do gol de Lucas Arcanjo.
O Vitória escapou de ficar com um homem a menos logo após o Vasco abrir o placar. Aos 14 minutos, Wallace deu uma entrada dura em Juninho, e foi amarelado, mas pelo lance deveria ter sido vermelho, segundo os comentaristas de arbitragem que revisaram o lance.
O gol também foi o último momento de perigo na partida antes que o árbitro paralisasse em decorrência da intensa chuva que prejudicou o estado do campo e o andamento do jogo.
Após um longo período de inatividade da partida, cerca de 58 minutos, até que ocorresse a recuperação total do gramado, o jogo foi reiniciado novamente.
Por mais que os times tentassem tornar a partida um pouco mais refinada, a água ainda continuou sendo o grande protagonista da partida. Os jogadores tentavam os passes e paravam nas poças, além de ser difícil conduizr o jogo pelo chão.
Aos 31 minutos, em uma da bolas que ficou espirrada na água, Morato teve outra boa oportunidade para o Vasco em finalização de fora da área, mas que foi pela linha de fundo de Lucas Arcanjo.
Aos 38 minutos, finalmente o Vitória chegou com perigo no jogo e esteve perto de empatar em um golaço. Em bola alçada no campo de ataque, Guilherme ajeitou para a chegada de Van que disparou um foguete na direção do gol e a bola quase foi no ângulo de Vanderlei, passando perto do travessão.
Com 41 minutos, foi a vez do Vasco voltar a chegar com perigo. Cano recebeu bom passe de Rômulo e tocou para Léo Jabá no meio da área, e o atacante bateu em cima de Lucas Arcanjo. No rebote, Sarrafiore bateu pela linha de fundo. Ficou perto do segundo o Vasco.
Sem maiores emoções até então, o jogo foi para o intervalo com triunfo parcial do time carioca.
Logo no começo da segunda etapa, o Vitória teve outra oportunidade de marcar um golaço e empatar o placar.
Aos dois minutos, Marcinho soltou uma bomba na direção do gol de Vanderlei, mas o goleiro fez uma linda defesa e jogou a bola para escanteio.
No decorrer do confronto, o Vitória se mostrou melhor em campo, por mais que não conseguisse se impor a ponto de criar muitas oportunidades com perigo. Recuado no campo defensivo, o Vasco tentava aproveitar da melhor forma os contra-ataques nas partidas.
O jogo só voltou a ganhar emoção aos 38 minutos. Andrey bateu forte da entrada da área e Lucas Arcanjo precisou fazer grande defesa para evitar o segundo dos cariocas na partida.
Se estava difícil para o Vitória jogar com o time completo, com um a menos ficou pior ainda. Aos 45 minutos, após lançamento para o campo de ataque, Léo Jabá ia ganhar no campo de ataque de Marcelo Alves, o zagueiro escorregou, tocou com a mão na bola e foi prontamente expulso.
Sem ter mais forças para conseguir reagir em campo, o Vitória se entregou na partida e não conseguiu chegar ao empate no fim. Melhor para o Vasco, que somou os três pontos.
Análise do Vitória na partida
Do pouco que conseguiu jogar na partida antes da intensa chuva acontecer, o Vitória não agradou. O Rubro-Negro teve sim mais volume de jogo que o Vasco, mas não conseguiu em nenhum momento traduzir isso em superioridade técnica na partida. Diante de um Vasco fechadinho na defesa, os baianos encontraram dificuldade em apresentar variedade no repertório de jogadas.
Claro que a chuva foi protagonista da partida e teve papel importante no andamento do jogo, porém, não pode servir para mascarar a atuação abaixo do esperado do Vitória em campo, mais uma nesta Série B, e que fatalmente colocou o time na zona de rebaixamento. O que pelas últimas atuações não é nenhuma surpresa, é até merecido, o difícil agora vai ser sair.


