Você conhece o estilo Afropunk?

Provavelmente você já deu de cara com o termo "Afropunk" enquanto navegava por plataformas de imagens e redes sociais como Pinterest e Instagram. Mas você sabe o que significa isso?

Primeiramente, o Afropunk é o termo utilizado para se referir à participação de pessoas negras em movimentos punk, sobretudo nos EUA.

Esse grupo cultural ganhou força na década de 90 no país, quando, por conta das pressões do racismo, muitos negros se sentiam intimidados em participar de shows e eventos de grupos punk, e a partir de então, criaram a denominação como forma de reivindicarem espaço no movimento. 

James Spooner, tatuador de Los Angeles, é visto como um dos pais do título Afropunk, pois em 2003, o mesmo lançou o documentário de mesmo nome, contanto a história desse grupo cultural. 

 

 

A partir do documentário, o que era apenas um pequeno grupo que vivia às margens do movimento punk dos EUA, cresceu. O Afropunk se transformou em um festival de música centrado em artistas negros de gêneros underground, e hoje, o Festival Afropunk funciona em formato itinerante, com shows pelo mundo inteiro, e atraindo grandes nomes da música negra. 

 

Cosmopolitan

 

Com a ajuda da internet, o Afropunk se espalhou pelo mundo, não só por causa do festival de música, mas principalmente devido à estética bem características das pessoas que frequentam os espaços. A moda Afropunk é marcada pelos elementos já comuns na cultura punk, como o uso de correntes, coturnos, muitas roupas pretas, cabelos modelados, mesclado à elementos da cultura africana, como estampas geométricas, cores vibrantes e turbantes. 

 

Tyler Joe

 

O resultado é um visual único que chama a atenção em qualquer lugar, e tem influenciado a moda fortemente. Aqui no Brasil, a estética do Afropunk chegou com outro nome.

O que conhecemos como Geração Tombamento, ou seja, grupos de jovens negros que se reúnem em torno de gostos musicais semelhantes e utilizam a estética como arma contra os preconceitos raciais, sofre forte influência do visual Afropunk. 

 

 

A cantora Karol Conká e a blogueira Magá Moura são grandes representantes do estilo Afropunk/Tombamento no Brasil. Outros nomes importantes para esse gênero são os cantores Rico Dalassam e Liniker, além do designer de moda Isaac Silva. Por aqui, o visual ganha elementos característicos da nossa cultura, como as influências vindas do funk e do pagode e do estilo de rua.

 

Issac Silva

 

O estilo é formado não só por artistas e influencers, mas também por jovens que muitas vezes não possuem muitos recursos financeiros para se vestir, mas que ainda assim querem fazer parte da moda, e por isso a criatividade rola solta. Roupas de brechó e customizações são parte garantida do visual, e são misturados com sneakers, meias coloridas, e o que mais a imaginação permitir. Confira mais na galeria! 


Comentários