Volvo vai instalar carregadores rápidos em rodovias mas nordeste está fora dos planos

Marca sueca vai investir mais R$ 10 milhões integrando quatro estados com novos carregadores rápidos

A Volvo anunciou hoje um novo investimento  de  R$ 10 milhões em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.  A marca pretende integrar quatro estados do Sudeste com carregadores ultra-rápidos em rodovias e acelera a transição da marca rumo a um portfólio 100% elétrico. Apesar do anúncio, nenhum dos pontos rápidos estará em rodovias pelo nordeste, que segue atrás em termos de infraestrutura de carregamento de veículos. Salvador conta com pontos em shoppings e locais determinados abertos ao público. 

Depois de instalar mil pontos de recarga públicas em todo o Brasil, a Volvo continua investindo no país. “Hoje, temos pra nós que os investimentos em eletrificação não são função do governo e sim das montadoras. Queremos também ser reconhecidos por mudar o futuro automotivo no Brasil”, afirma Rafael Ugo, Diretor de Marketing da Volvo para a América do Sul. 

O primeiro anúncio da marca foi o mais importante do dia. De março a abril de 2022 a montadora irá instalar 13 carregadores ultra-rápidos que irão cobrir 3.250 quilômetros entre São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Essa é a primeira fase de cinco que serão anunciadas nos próximos anos. 

Os carregadores mais rápidos serão de 150Kw com dois pontos por unidade. Com isso, os carros terão 80% da bateria carregada em 35 minutos, no caso do XC40 100% elétrico. Importante citar que a marca não cobrará a recarga de nenhum proprietário de veículos elétricos, independente da marca. Ainda segundo o anúncio, os carregadores serão instalados em pontos de fácil acesso e de conveniência, como redes de restaurantes. 

O segundo anúncio realizado pela marca foi a parceria com a Ecovias. Serão instalados mais 52 carregadores de carga alternada nos pontos de Serviço de Apoio ao Usuário das rodovias. No total, mais de 3,2 mil quilômetros serão cobertos pelos novos pontos. 

O último anúncio promete mexer com o mercado de eletrificados. Dando sequência ao plano de eletrificação a Volvo confirmou que a partir de hoje (15), todos os XC40 comercializados no Brasil serão elétricos. Ou seja, as variantes híbridas deixarão de ser comercializadas. Isso fará subir o ticket da marca pois o modelo elétrico custa R$ 389 mil com motor P8 com baterias de 78 kWh de capacidade, que alimentam dois motores elétricos (um para cada eixo) com 408cv e 67,3 kgfm de torque.

“Nossas vendas no Brasil são 43% de elétricos e queremos ainda mais”, diz João Oliveira, diretor geral da Volvo para América Latina ao justificar o fim da oferta do XC40 com motor híbrido no país. Por enquanto o XC60 e XC90 seguirão combinando motor a combustão e elétrico. Para 2022 a Volvo já confirmou o Crossover cupe elétrico C40 no mercado nacional.


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