Votação da Reforma da Previdência na Comissão Especial pode começar amanhã
Presidente da sessão, Marcelo Ramos, alerta que será mais rigoroso com pontualidade dos deputados

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Uma nova reunião na Comissão Especial da Câmara dos Deputados para debater a Reforma da Previdência está marcada para esta terça-feira (25), convocada semana passada pelo presidente do colegiado, o parlamentar Marcelo Ramos (PL-AM). Na última sessão, dia 19, mais 20 deputados debateram o parecer à reforma da Previdência (PEC 6/19).
De acordo com Ramos, ele será "mais rigoroso" com os deputados inscritos na reunião desta terça. A crítica do parlamentar é quanto, segundo ele, a falta de pontualidade. Disse, ainda, que nada impede que a votação comece no mesmo dia em que for encerrada a discussão.
Na última quarta-feira, os deputados se concentraram em fazer reivindicações ao relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que já anunciou que apresentará voto complementar nesta semana, e promete correções de redação e alterações. O sistema de capitalização, por exemplo, e retirado da reforma pelo relator, foi defendido pelo deputado Pedro Paulo (DEM-RJ).
O relator, deputado Samuel Moreira, recebeu várias críticas por reduzir os repasses de recursos do PIS/PASEP para o BNDES. Mas ele explicou que muitas vezes o Tesouro Nacional tem que garantir dinheiro para pagar outras despesas custeadas pelo imposto, como o seguro-desemprego. E isso ocorre a um custo maior que o obtido pelo BNDES em seus empréstimos.


