• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Votação do orçamento para combate ao coronavírus no senado deve ser votada nesta quarta-feira (15)

Votação do orçamento para combate ao coronavírus no senado deve ser votada nesta quarta-feira (15)

Senadores ainda não chegaram a acordo sobre detalhes da proposta

Por Da Redação
Às

Votação do orçamento para combate ao coronavírus no senado deve ser votada nesta quarta-feira (15)

Foto: Reprodução/Internet

Apoiada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como fundamental para dar segurança jurídica às ações do governo para o combate ao coronavírus, o projeto do chamado "orçamento de guerra" chega ao plenário do Senado nesta quarta-feira (15) com perspectiva de aprovação, porém, um grupo de senadores que é contrário a trechos do projeto promete pressionar para que o Senado cumpra as regras de votação para uma PEC (Propostas de emenda à Constituição).

Segundo o regimento, esse tipo de texto precisa ser aprovado em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre eles. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), porém, já antecipou que há acordo entre os líderes para votar os dois turno ainda nesta quarta. O tema que mais divide os senadores é permissão dada ao Banco Central (BC) para comprar títulos privados. Parlamentares dizem que o texto dá "imunidade" a gestores do banco em caso de aquisição dos chamados "títulos podres", ou seja, com alto potencial de calote. 

O relatório do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) muda esse trecho, impondo uma série de limites ao BC. Com as mudanças feitas por Anastasia, será necessário que os deputados votem mais uma vez a proposta. Aprovada no início do mês pela Câmara dos Deputados, em votação em tempo recorde, a proposta cria um instrumento para isolar os gastos emergenciais gerados por conta do estado de calamidade pública do Orçamento da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.