Voto impresso será tema de debate nesta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados
Debate presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso

Foto: Reprodução
O voto impresso será tema de debate nesta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados, com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. O ministro foi convidado para tratar das mudanças eleitorais que estão em discussão no parlamento, em especial a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/19), que prevê a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão dos votos.
Pelo texto, essas cédulas poderão ser conferidas pelo eleitor e deverão ser depositadas em urnas de forma automática e sem contato manual, para fins de uma possível auditoria. Deputados aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, defendem a adoção desse tipo de voto, que teria um custo aproximado de R$ 2 bilhões.
Luís Roberto Barroso tem a opinião que trata-se de um retrocesso que pode levar a judicialização das eleições. Na campanha feita pelo TSE, ele destaca que o sistema atual é totalmente transparente e auditável. Além do voto impresso, também será debatida a PEC 125/11, que proíbe eleições próximas a feriados.