• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Zelensky detalha conversa por telefone com papa Leão XIV sobre guerra na Ucrânia

Zelensky detalha conversa por telefone com papa Leão XIV sobre guerra na Ucrânia

Segundo o ucraniano, os dois concordaram em planejar uma reunião presencial no futuro

Por Da Redação
Ás

Zelensky detalha conversa por telefone com papa Leão XIV sobre guerra na Ucrânia

Foto: Reprodução

O papa Leão XIV e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone nesta segunda-feira (12), segundo o Vaticano. A ligação ocorreu após o apelo do papa pela paz no país durante a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria, no domingo (11).

Zelensky detalhou sobre a conversa na rede social X (antigo Twitter) e afirmou que o diálogo foi caloroso e "verdadeiramente substancial". 

“Informei o papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra, e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, escreveu o presidente.

O ucraniano também aproveitou a ligação para agradecer as palavras do papa em "apoio  à Ucrânia e a todo o nosso povo". Ele também convidou o papa para uma visita apostólica à Ucrânia. “Concordamos em manter contato e planejar uma reunião presencial em um futuro próximo”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.