Zona do euro deve crescer menos do que o esperado em 2023, aponta UE
Produto Interno Bruto deve aumentar 0,8% neste ano

Foto: Reprodução/Pixabay
Um relatório da Comissão Europeia, divulgado nesta segunda-feira (11), indica que a zona do euro deverá ter um crescimento menor do que o inicialmente esperado tanto este ano quanto no próximo, devido à desaceleração da demanda global. Segundo as novas projeções, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro aumentará 0,8% em 2023.
Em maio, a estimativa era uma alta mais significativa, de 1,1%. Para 2024, a expansão esperada foi revisada para 1,3%, abaixo dos 1,6% previstos anteriormente. O documento atribui a perspectiva de crescimento menor à fragilidade do consumo privado, diante da persistência da inflação alta.
“Os elevados e ainda crescentes preços ao consumidor da maioria dos bens e de serviços estão tendo um impacto maior do que o esperado (pelo relatório anterior, de maio)”, afirmou a Comissão Europeia, avaliando que a economia ainda cresce, mas com ímpeto menor.
Em agosto, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) na região permaneceu estável em 5,3%, mantendo-se no mesmo nível do mês anterior. Vale ressaltar que esse relatório divulgado hoje precede a revisão das taxas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) agendada para a próxima quinta-feira (14), juntamente com a publicação de novas projeções de crescimento e inflação.