Zucco pede convocação de ministros e acusa governo de usar máquina pública para promover campanha de ódio
Ele quer explicações sobre a promoção da campanha digital “Taxação BBB”

Foto: Bruno Spada/Agência Câmara
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (7) requerimentos de convocação dos ministros Frederico de Siqueira Filho e Sidônio Cardoso Palmeira, das pastas de Comunicações e Secretaria de Comunicação, respectivamente, além de um pedido formal de informações ao governo. De acordo com o parlamentar, o objetivo é esclarecer o uso da máquina pública na promoção de uma campanha digital.
"[...] uma campanha digital de viés partidário e narrativa de ódio de classe, intensificada com a campanha 'Taxação BBB'", disse em nota.
O deputado citou reportagens que apontam gastos com impulsionamento digital e a articulação com mais de 270 influenciadores alinhados ao governo, incluindo reuniões com o Palácio do Planalto. Segundo ele, a campanha busca responsabilizar o Congresso pelas dificuldades econômicas do país, com o uso de hashtags como #CongressoInimigoDoPovo.
De acordo com a oposição, os requerimentos visam apurar possível desvio de finalidade, abuso de poder e improbidade administrativa. O parlamentar também acusa o governo de promover a maior campanha institucional de fake news da história recente. “Atacam empresários, demonizam quem produz, jogam povo contra povo”, disse.