O HOMEM DE HONRA

Às

O HOMEM DE HONRA

Giovanni Falconi, integrante da magistratura italiana, combateu a máfia siciliana por longos onze anos. Nascido em 1939 e assassinado pelos mafiosos em 23 de maio de 1992, tem seu retrato estampado nos tribunais italianos, nas escolas e na Prefeitura da Sicília, como símbolo imortal da integridade, da coragem e da honra.

Dele me valho para entender melhor o que disse o Ministro Gilmar, em seu histérico discurso, em que assumiu a mais retumbante defesa do Ministro Alexandre de Moraes, durante o julgamento da suprema corte, da qual é integrante, sobre suspeitas de corrupção e outros crimes correlatos por ele praticados.

Muito já se disse do descalabro que integrou aquele  julgamento, cujo objeto era a permissão da corte para iniciar investigações sobre os alegados crimes do mencionado ministro e aguçou em meu espírito o sentido que se deve atribuir às seguintes palavras do decano Gilmar Mendes: “Até a máfia tem ética”.

Esta frase foi pronunciada em uma longa alocação do decano da corte, na qual considera um absurdo a revelação por um colega do tribunal, da confissão do banqueiro criminoso sobre os crimes cometidos por ele e seu comparsa, o Ministro Alexandre de Moraes. Dispenso-me, todavia, de comentá-la por absoluta repugnância!  

Antes mesmo das demolidoras concepções de Giovanni Falcone, outro jurista Gaetano Mosca, nascido em Palermo, esclareceu que a ética da máfia é “filha direta do espírito da máfia e do omertà, a regra segundo a qual é desonroso dar informações à justiça que a opinião mafiosa acredita que devem ser resolvidos entre a parte que ofendeu e a ofendida”. É, portanto, uma ética entre eles, antissocial, alheia a uma verdadeira ordem e a justiça, já que o crime, qualquer que seja, é familiar e restrito. Consequente, quem rompeu com a ética mafiosa não foi o ministro que recomendou ao egrégio tribunal, como manda a lei, a autorização para instaurar a investigação.

Pode-se dizer sem medo de errar: a máfia está entre nós e já identificamos os seus crimes!

Sossegue, Ministro Gilmar, eis aí algumas inquietantes observações do Juíz Falcone. Alerta ele, que nem todos podem entrar para a Cosa Nostra, como é conhecida a máfia. Para este complexo organismo do crime é necessário ter coragem suficiente para condenar outro homem à morte ou injustos sacrifícios penais, pertencer a um ambiente mafioso e ter laços profundos e de parentesco com o que os mafiosos classificam como “homens de honra”, integrantes de uma “famiglia” com seus valores mais significativos: a honra, respeito a seus laços de sangue, fidelidade absoluta, amizade. Cada “famiglia” controla seu território de negócios e células do poder legal (como tribunais, organizações parlamentares etc)...

Para um “homem de honra”, - base familiar da organização- é ultrajante chama-lo de traidor, aquele que abandona o “parceiro de negócios” em suas dificuldades, mas permanece leal a seus interesses e capaz de realizar crimes ou dizer torpezas para defendê-lo dos seus acusadores, sobretudo aqueles que representam a lei e ordem moral e jurídica da sociedade. 

A moralidade da máfia se revela por inteiro nas relações privadas, invariavelmente antípoda aos bons costumes sociais, ela controla o tráfego de mercadorias, sustenta a prostituição, coopta os poderosos e as instituições e buscam criar o Estado de narcotraficantes, enfim, quebra a espinha dorsal do ser humano.

Tudo leva a crer que a máfia tem o péssimo costume de se autoincrimar. Cui prodest, Ministro Gilmar?

Por tais razões é que admiro muito essa conclusão de Nelson Rodrigues: “A mais tola das virtudes é a Idade. Que significa ter quinze, dezessete, dezoito ou vinte anos? Há pulhas, há imbecis, há santos, há gênios de todas as idades.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário