28% dos brasileiros acham que Bolsonaro faz mais que Doria contra Covid-19, diz Datafolha

Pesquisa também avaliou a culpa do presidente nas mortes provocadas pela pandemia

[28% dos brasileiros acham que Bolsonaro faz mais que Doria contra Covid-19, diz Datafolha ]

FOTO: Marcos Corrêa/PR

Uma pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 46% dos brasileiros acham que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez mais contra a pandemia da covid-19 do que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A pesquisa ouviu por telefone 2.030 pessoas, entre os dias 20 e 21 de janeiro e a margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. De acordo com o levantamento, 28% acham que o presidente se empenhou mais do que o tucano. Somente entre os que afirmam viver uma vida normal na pandemia, Bolsonaro é mais bem avaliado.

Nesse grupo, 46% acham que o presidente está melhor gerenciando as medidas de combate a pandemia, ante 28% que apontam o governador de São Paulo como melhor gestor. Doria é mais bem avaliado entre quem toma cuidados (45% a favor do tucano ante 31% do presidente), quem só sai de casa por necessidade (50% a 20%) e quem está isolado (57% a 22%).

Entre os mais ricos (que ganham mais de 10 salários mínimos por mês), 41% acham que Doria se sai melhor, e 37%, Bolsonaro. O índice dos que acham o desempenho de Bolsonaro ruim ou péssimo no combate à pandemia subiu de 42% para 48%. Aprovam o trabalho do presidente 26%, mesmo índice de dezembro, e consideram regular 25% dos entrevistados.

Bolsonaro é mais bem avaliado na gestão da crise por quem tem de 45 a 49 anos e entre os mais ricos: 33% consideram ótimo e bom. A pior avaliação é dos entrevistados que têm curso superior: 57% afirmaram ser ruim ou péssimo. Apesar de o gerenciamento da crise provocada pela pandemia por parte do presidente ser mal avaliado, a população não o culpa diretamente pelo alto número de mortes.

Não o consideram culpado 47% dos entrevistados, ante 52% da pesquisa anterior realizada em dezembro. Apenas 11% (antes eram 8%) colocam a culpa no presidente, e 39% acham que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal. Os grupos que mais eximem o presidente de culpa é o daqueles que dizem não temer o vírus (75%), os moradores da região Sul (53%) e os menos instruídos (56%). 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!