ACM aparece na liderança da disputa pelo governo da Bahia, aponta levantamento
Atual governador Jerônimo Rodrigues aparece na segunda posição da pesquisa

Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) lidera com margem a disputa pelo governo da Bahia, de acordo com levantamento da Futura Inteligência, instituto de pesquisa da Apex Partners. No primeiro cenário testado, Neto aparece com 48,6% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tem 34,2%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (7).
Na terceira posição, aparecem João Roma (PL), com 5%, e Kleber Rosa (PSOL), com 1,8%. O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo) aparece com 0,7%. Os eleitores disseram que não votariam em ninguém, branco ou nulo, são 5,4%, enquanto 4,3% não souberam ou não quiseram responder.
Em outro cenário, que inclui o ex-prefeito de Jequié, Zé Coca (PP), o quadro geral se mantém. ACM Neto sobe levemente para 49,4%, enquanto Jerônimo Rodrigues caiu para 30,9%. Zé Cocá aparece com 2,5%, João Roma tem 4,5%, Aleluia soma 1,8% e Kleber Rosa, 1,3%.
Segundo turno
O Instituto também simulou um cenário de segundo turno para o governo do Estado. No primeiro cenário, acontece uma disputa direta entre ACM Neto e João Roma, o ex-prefeito aparece com larga vantagem, com 67,7% das intenções de voto contra 11,3% do ex-ministro. Outros 17,1% declararam voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 3,8% não souberam responder.
No segundo cenário, que põe ACM Neto contra o atual governador Jerônimo Rodrigues, o candidato do União Brasil se mantém na liderança, com 54,8% das intenções de voto, contra 38,5% do petista. Brancos e Nulos somam 4,3% e 2,4% não opinaram.
No terceiro cenário, o único em que aparece na liderança, Jerônimo venceria João Roma por 52,9% a 26,5%. Outros 16,8% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois, e 3,7% não souberam responder.
O levantamento ouviu 1.000 eleitores com 16 anos ou mais. A coleta aconteceu entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.