• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Adolfo afastado da ALBA, desabamento na Igreja de Ouro e denúncia de Bolsonaro; confira a retrospectiva de fevereiro

Adolfo afastado da ALBA, desabamento na Igreja de Ouro e denúncia de Bolsonaro; confira a retrospectiva de fevereiro

Confira os principais fatos do mês em 2025

Por Deivide Sena
Às

Adolfo afastado da ALBA, desabamento na Igreja de Ouro e denúncia de Bolsonaro; confira a retrospectiva de fevereiro

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2025 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais com diversas mortes, prêmios para produções audiovisuais brasileiras e avanços na ciência.

Confira os principais fatos de fevereiro:

Bahia

Adolfo Menezes é afastado e Ivana Bastos assume presidência da ALBA

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em fevereiro, o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A decisão atendeu um pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que apontou a inconstitucionalidade da segunda reeleição do parlamentar.

Hilton concorreu de forma independente à presidência da ALBA, mas só obteve um voto, enquanto Adolfo foi reeleito com 61 dos 62 votos válidos.

Com o afastamento permanente, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), vice de Adolfo, assumiu a presidência da ALBA, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo.


Foto: Divulgação/ALBA

Incêndios no Centro de Salvador

Em fevereiro, o prédio da Câmara de Salvador registrou um princípio de incêndio. Segundo o Comandante-Geral dos Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Adson Marchesini, as suspeitas eram de que o incêndio teria iniciado devido a um curto-circuito em um ar condicionado. As sessões retornaram ao Paço Municipal em junho.

Ainda em fevereiro, um outro incêndio atingiu um imóvel no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Não houveram feridos.

Teto da Igreja de São Francisco desaba

Uma turista morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após parte do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, conhecida como "Igreja de Ouro", desabar. As obras para a reparação da construção estão previstas para finalizar em fevereiro de 2026.

Até a época do acidente, a última vistoria que a igreja havia recebido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tinha sido em maio de 2024. Segundo o instituto, na ocasião, não foram identificados indícios de problemas estruturais que pudessem provocar o desabamento.


Foto: Sosthenes Macedo/Defesa Civil de Salvador

Filhos de Gandhy é acusado de transfobia

O Afoxé Filhos de Gandhy, bloco tradicional de Salvador, se envolveu em uma polêmica dias antes do Carnaval, após compartilhar um termo de aceite proibindo a participação e venda de passaportes para homens transsexuais.

O bloco foi acusado de transfobia e passou a ser investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Após a polêmica, emitiu uma nota oficial e fez uma alteração no documento, retirando a nomeclatura “cisgênero”.

Brasil

PGR denuncia Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A denúncia foi assinada pelo procurador Paulo Gonet. Além do presidente, outros sete aliados foram denunciados, incluindo o ex-ministro e ex-vice na chapa de Bolsonaro, general Braga Netto, e o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.

Batalha dos bonés

Uma batalha de bonés foi instaurada durante a sessão inaugural do Congresso Nacional em Fevereiro. Tudo começou quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro passaram a adotar o boné com o slogan utilizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sua campanha: “Make America Great Again”.

Com isso, apoiadores do governo Lula passaram a utilizar bonés azuis, com a frase: “O Brasil é dos brasileiros”, de autoria de Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Após a medida, a oposição passou a adotar um novo boné, com os dizeres: “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Incêndio em fábrica de fantasias do Império Serrano

Em fevereiro, um incêndio atingiu uma fábrica de fantasias de carnaval e uniformes militares no Rio de Janeiro. A fábrica era responsável pela produção das fantasias da Império Serrano, da Unidos da Ponte e da Unidos de Bangu para o carnaval de 2025. Uma vítima morreu e mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Acidente com ônibus universitário em São Paulo

Um acidente envolvendo um ônibus que transportava estudantes universitários e um caminhão deixou 12 mortos na rodovia Waldir Canevari, no interior de São Paulo. O ônibus transportava estudantes de São Joaquim da Barra que voltavam da Universidade de Franca (Unifran). A batida ocorreu entre as cidades de Nuporanga e São José da Bela Vista, na região de Ribeirão Preto.

Mundo

Beyoncé vence o Grammy de álbum do ano

A cantora Beyoncé venceu pela primeira vez o Grammy de álbum do ano com o seu projeto com influências country “Cowboy Carter”. Apesar de ser recordista de indicações e vitórias na premiação, Beyoncé nunca havia recebido o principal troféu da noite.

Mesmo com 66 anos de premiação, apenas quatro mulheres negras receberam o Grammy de álbum do ano: Natalie Cole (1992), Whitney Houston (1994), Lauryn Hill (1999) e Beyoncé (2025).

Crise do ovo nos EUA

Em fevereiro, os EUA enfrentaram uma escassez de ovos, resultando no aumento do preço do alimento, que chegou a ser vendido por R$ 60 a dúzia. A principal causa da "crise dos ovos" foram os casos de gripe aviária no país.

Trump assina decreto para demissões em massa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto ordenando que as agências do governo federal preparassem um plano de demissões em massa. Além das demissões, o decreto previa novas contratações para cargos-chave.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.