• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Aeroporto Internacional de Salvador inicia operação de voos abastecidos com combustível sustentável

Aeroporto Internacional de Salvador inicia operação de voos abastecidos com combustível sustentável

Combustível é produzido a partir de matérias-primas renováveis como óleo de cozinha usado, óleos vegetais, resíduos agrícolas e gorduras residuais

Por Da Redação
Às

Atualizado
Aeroporto Internacional de Salvador inicia operação de voos abastecidos com combustível sustentável

Foto: Reprodução/Tácio Santos/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou, na última quarta-feira (26), uma iniciativa que propõe a utilização de combustível sustentável de aviação, Sustainable Aviation Fuel (SAF), em operações no Aeroporto Internacional de Salvador.

O combustível, produzido a partir de matérias-primas renováveis como óleo de cozinha usado, óleos vegetais, resíduos agrícolas e gorduras residuais, pode reduzir em cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa, sem necessidade de adaptação nas aeronaves ou no sistema de abastecimento.

Com a implementação do combustível nas operações, o Aeroporto Internacional de Salvador atinge o marco de pioneiro em utilização de combustível sustentável na América Latina. Segundo divulgado pelo Governo da Bahia, atualmente, dois voos diários partem de Salvador para Brasília e São Paulo utilizando uma mistura de 10% de SAF com 90% de querosene de aviação (QAV).

A operação faz parte de uma parceria entre o governo baiano e a Vibra Energia, e prevê o fornecimento de 5 milhões de litros do combustível. A empresa já trabalha para ampliar a proporção de SAF nas próximas fases da operação até atingir o limite de 50%, acompanhando tendências internacionais.

Com a nova medida, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) tornou a Vibra responsável pelo recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido, por substituição tributária, nas aquisições interestaduais de QAV, com o intuito de tornar a operação mais eficiente.

Segundo o governo do estado, a implantação da estrutura também possibilita que a capital baiana acompanhe países que já adotam metas obrigatórias de mistura de combustíveis, como os da União Europeia e os Estados Unidos. Além de dialogar com o Programa de Transição Energética da Bahia.

O CEO da Vibra Energia, Ernesto Pousada, destaca a importância da utilização do combustível para diminuição do impacto ambiental. "O combustível sustentável é hoje uma das principais soluções para reduzir a pegada de carbono da aviação mundial. Iniciar essa operação em Salvador demonstra que a Bahia está preparada para liderar a transição energética no país e reforça a importância da parceria entre Estado e iniciativa privada”, declarou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.