Agilidade no redirecionamento ao trabalho

Confira o editorial desta terça-feira (13)

[Agilidade no redirecionamento ao trabalho]

FOTO: Divulgação

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é uma espécie de banco de dados que permite à empresa (pessoa jurídica) ou pessoa física pesquisar trabalhadores cadastrados ali, de acordo com o perfil profissional desejado. Por meio do Sine, o trabalhador consegue confeccionar sua carteira de trabalho.

A Bahia, junto aos estados do Paraná, Minas Gerais e Ceará, faz parte da primeira etapa da implementação da plataforma inteligente de orientação profissional.

Uma relevante mudança aconteceu ontem no sistema, que é uma nova ferramenta para  aprimorar não só o atendimento no balcão, mas também agilizar o processo de redirecionamento do trabalhador às vagas ofertadas.

É direcionada aos atendentes dos postos da rede do Sine, que, por meio do uso de Inteligência Artificial (IA), poderão oferecer um atendimento focado nas dificuldades individuais de empregabilidade daqueles que buscam (re)colocação profissional.

Além disso, proverá informações de inteligência de negócio aos gestores regionais e nacionais do sistema.

Desta forma, será possível recomendar vagas com características semelhantes a outras que geraram interesse no trabalhador no passado, apresentando informações sobre o comportamento do mercado de trabalho em relação a atividades de interesse ou profissões mais demandadas na localidade.

A implementação reforça o esforço, mesmo que de longo prazo, com a estratégia do governo federal em fazer o brasileiro se empregar de forma mais rápida e com menos burocracia. E o uso de AI é um exemplo de como a tecnologia pode gerar grandes benefícios para a sociedade.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!