Alvo de denúncias de torturas, General Al Raisi é eleito presidente da Interpol

Ele fica no cargo por quatro anos e ocupa a função em período parcial e de forma não remunerada, a partir de seu país de origem

[Alvo de denúncias de torturas, General Al Raisi é eleito presidente da Interpol]

FOTO: Reprodução

O general Ahmed Nasser Al Raisi, inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos foi eleito, nesta quinta-feira (25) em Istambul, presidente da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). Al RaisI é alvo de denúncias de torturas na França e Turquia. 

O estatuto da Interpol destina ao presidente um papel sobretudo honorário, e o comandante oficial da organização é o secretário-geral Jürgen Stock, que foi reeleito em 2019 pra o cargo, para seu segundo mandato de cinco anos.

O presidente da Interpol atua no cargo por quatro anos e ocupa a função em período parcial e de forma não remunerada, a partir de seu país de origem.

Vários analistas têm mostrado preocupação com a chegada de Al Raisi à presidência da organização. De acordo com organizações de defesa dos direitos humanos e legisladores europeus, sua eleição afetará a Interpol.

"Estamos convencidos de que a eleição do general Al Raisi afetaria a missão e a reputação da Interpol", escreveram a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e três deputados europeus, inclusive Marie Arena, presidente da subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu.

Al Raisi recebeu várias acusações de tortura nos últimos meses na França, onde fica a sede da Interpol, e na Turquia, país que recebe a assembleia geral da organização deste ano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Geração Z troca Google por buscas no TikTok, diz estudo]

Pesquisa e entretenimento em um só lugar; Consumo em um espaço de tempo menor é mais lucrativo para as empresas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!