Ano de combate ao turismo predatório nas montanhas
Confira o nosso editorial deste sábado (8)

Foto: Reprodução/OMG Nepal
Em dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas.
Uma pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) com turistas de 74 países identificou que 99,7% deles já viram resíduos descartados incorretamente e 60% notaram um aumento no lixo nos últimos cinco anos.
Foram ouvidas 1.750 pessoas de 74 países. A maioria disse ter encontrado plástico, lixo orgânico e papel ou papelão, especialmente em trilhas, perto de estacionamentos e locais de descanso.
Ainda de acordo com a pesquisa, seis em cada dez turistas notaram um aumento no lixo nos últimos cinco anos, enquanto mais de 75% identificaram máscaras ou frascos de desinfetante para as mãos em seus trajetos– um reflexo de como subiu o número de turistas em montanhas e locais remotos durante a pandemia de Covid-19.
Nesta dinâmica, o alpinista nepalês Nirmal Purja como embaixador das montanhas. Uma das primeiras ações do novo embaixador foi promover uma limpeza no Monte Manaslu, no Nepal, a oitava montanha mais alta do mundo.
Purja e sua equipe recolheram 500 quilos de lixo, incluindo cordas e recipientes de oxigênio, deixados por outros alpinistas.
A pandemia é uma oportunidade para repensar o turismo de montanha e seus impactos. Embora pareçam imponentes, os ecossistemas das montanhas são frágeis. O lixo é uma ameaça para a vida selvagem e polui a água, representando um risco para a saúde das comunidades.